Você já parou para pensar em que idade uma pessoa pode ser realmente considerada adulta? Em termos de maioridade civil, tendemos a considerar que uma pessoa se torna oficialmente adulta quando completa 18 anos, já que nessa idade ela pode responder por crimes cometidos, pode consumir bebida alcoólica, pode votar, entre outras coisas. No entanto, se levarmos em conta os fatores biológicos, podemos concluir que o amadurecimento do ser humano é bem mais tardio do que muita gente pensa.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo centro de pesquisa National Institutes of Health em 2013, o cérebro humano não se desenvolve completamente até por volta dos 25 anos, uma idade ainda considerada crítica quando se trata do controle de impulsos e tomadas de risco. Ao estudar o mapeamento cerebral de adolescentes, os neurologistas descobriram que, quando os adolescentes têm cerca de 18 anos, o seu córtex pré-frontal está apenas parcialmente desenvolvido. Esta é a área do cérebro que ajuda a controlar impulsos, resolver problemas, regular emoções e organizar comportamentos, ou seja, é o que realmente lhe “torna adulto”.

a partir de que idade uma pessoa e considerada adulta 1

É importante destacar que isso não quer dizer que as pessoas no final da adolescência e início dos 20 anos não possam assumir essas tarefas mais “complexas” da vida, mas significa que é mais difícil para elas resolver essas questões até, pelo menos, os 25 anos, quando essa área do cérebro se desenvolve completamente.

Com base nessas análises, alguns neurologistas afirmam que o caminho para a vida adulta acaba sendo mais longo do que muita gente sempre considerou. Eles acreditam que a maioria das pessoas só se torna verdadeiramente adulta por volta dos 25 ou até mesmo aos 30 anos de idade. Por causa disso, alguns especialistas acreditam que talvez seja necessário rever alguns conceitos relacionados a maioridade, já que a idade da maturidade deveria ser baseada na ciência e não em números arbitrários.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!