Um dos reality shows mais bem sucedidos atualmente, MasterChef Brasil já teve edições contando com a participação de cozinheiros amadores, profissionais e até mirins. Está na 5ª Temporada, com seu corpo de jurados implacável que se mantém firme e forte, composto por Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa é demonstrado com requintes que levam muitos elementos em conta, além dos aspectos mais aparentes que cativam a audiência, seja por bem ou pela treta, haha.

O que precisamos entender é que toda a produção do programa precisa antecipar o máximo de movimentos possíveis. Por exemplo, cada temporada é gravada com meses de antecedência (inclusive as provas finais) antes de ser apresentada na TV. Além deste detalhe, existem outros pormenores que mostraremos nesta matéria. Se liga aí!

masterchef brasil curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricuriosoq02

Precisão na hora de dar a nota

masterchef brasil curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso Hugo

Os jurados avaliam os pratos feitos pelos participantes atribuindo notas que vão de 0 a 10, inclusive com números fracionados. Isto acontece como critério de desempate, pois ao fim, o melhor e o pior prato será decidido pela média das notas e opiniões dos três jurados.

Dois pratos? Pra quê?

masterchef brasil curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso Katleen

Tá, os jurados provam um… mas e o outro? Pois bem, como os programas começam suas gravações de manhã, quando o tempo para preparar os pratos termina, a equipe faz um intervalo para o almoço. É neste momento que Jacquin, Paola e Henrique Fogaça já experimentam as receitas dos participantes, aplicando as notas destas. Depois do almoço, quando as gravações continuam, o júri prova o segundo prato, e, uma vez com as notas determinadas, só manifestam suas opiniões em frente às câmeras.

Tempo para comprar ingredientes

masterchef brasil curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso Hugo ingredientes

A produção do programa entende como pode demorar uma compra no supermercado. Ex-integrantes do reality show afirmam que sempre tiveram uma ajuda camarada neste quesito, podendo exceder o tempo de dois minutos um pouquinho, caso precisassem de uma mãozinha em meio à correria.

Refeição chique!

masterchef brasil 2018 curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso05

Os jurados solicitam de seus restaurantes as refeições para os intervalos da equipe e participantes do programa. Depois dessa, até eu inscreveria meu pão com manteiga para avaliação! Haha

“Para tudo!”

masterchef brasil curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso mãos ao alto para tudo

Os criadores da plataforma MasterChef determinaram que a frase a ser dita para indicar o fim das provas seria “mãos ao alto!”, porém, Ana Paula Padrão os convenceu – com razão – de que a expressão não pegaria muito bem em terras tupiniquins.

Agenda lotada

masterchef brasil 2018 curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso

Os dias de gravação não possuem janelas, com horários bem divididos para o desempenho das atividades que consistem basicamente em: Provas práticas (manhã), que terminam na hora do almoço; logo o intervalo, já temos o anúncio a respeito de quem será eliminado e então, o resto do dia é reservado aos depoimentos de cada integrante. É uma rotina bem desgastante, segundo alguns participantes.

Foco no prato!

masterchef brasil 2018 curiosidades Paola Carosella Erick Jacquin Henrique Fogaça Ana Paula Padrão tricurioso Estefano Zaquini

Por questões técnicas, algumas informações e vídeos não vão ao ar. Por exemplo, a equipe da Band e MasterChef costuma visitar a casa dos participantes, dentre eles, Estefano, que foi muito elogiado, tanto pelo júri, como pelos espectadores. Ele mora em uma favela no Jardim Cristiane, em Santo André, porém, a produção decidiu não exibir o vídeo no qual a equipe visita sua casa para não desviar a atenção e a torcida, para que fosse levado em conta somente sua habilidade na cozinha e não sua história de superação em detrimento à técnica nas provas.

Estefano Zaquini, um dos participantes que caíram na simpatia do povo. E aí, já tentou gourmetizar seu pão com ovo depois de assistir MasterChef? Conta pra gente, e não se esqueça de compartilhar com o pessoal 🙂