Acho que todo mundo aqui conhece uma caneta esferográfica, não é mesmo? Além do mais, todo santo dia pegamos uma delas em mão para assinar um cheque, contrato, fazer uma prova ou até mesmo assinar um documento. Caso você não saiba, já fizemos aqui no TriCurioso um post sobre como é o funcionamento de uma caneta, se quiser dar uma olhada basta clicar aqui. Porém, hoje o nosso foco será na origem da caneta, quando será que surgiu nesse maravilhoso mundo? É o que iremos descobrir… Espero que gostem!

Bom, para ao que tudo indica, as canetas são descendentes de pequenos pincéis que os chineses usavam para escrever por volta de 1000 a. C. Após essa fase, segundo estudos, vários outros objeto que desempenhavam a função de caneta passaram pelas mãos dos cidadãos, entre eles esta a vareta de bambu que era famosa entre os egípcios. Mesmo com esses modelos não muito conhecidos, o que prevaleceu por muitos anos foi as canetas feitas com penas de aves, inclusive na primeira enciclopédia do mundo, feita por São Isidoro de Sevilha, já dizia que canetas feitas com penas eram a moda na época.

quem inventou a caneta

A famosa caneta de pena só veio a ser substituída no século XIX quando as primeira canetas a tinteiro foram fabricadas lá nos Estados Unidos. A caneta que conhecemos hoje por “esferográfica” só viria a aparecer no século XX e para quem não sabe, tal mecanismo foi patenteado por Lazlo Biro, em 1938. Para você ter noção, as canetas esferográficas tinham um mecanismo muito complicado para a época e por isso Biro as vendia por 100 dólares. Quem diria que hoje você compraria por menos de R$1,00.

Eu infelizmente não tive acesso a nenhuma caneta feita de pena, acredito que você também não (Só se você for um viajante do tempo). Enfim, devia ser muito legal escrever com uma pena, além do mais… É UMA PENA… Mas pensando bem, coitado do bichinho que foi despenado. O que você achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀