Mistérios

O misterioso lago que surgiu de repente no deserto na Tunísia

O misterioso lago que surgiu de repente no deserto na Tunísia

O tunisiano Mehdi Bilel estava voltando para casa depois de comparecer a um casamento no norte de seu país quando avistou uma grande porção de água brilhando em meio ao sol quente do deserto, a cerca de 25 km da cidade de Gafsa. O lago não estava lá há alguns dias atrás. No começo, Mehdi Bilel achou que estava alucinando. Ele caminhava por longas horas na estrada sem descanso e o calor podia muito bem pregar peças com seu cérebro. Mas ele não estava imaginando coisas, o lago realmente havia se materializado repentinamente.

O misterioso lago cobre cerca de um hectare na área e tem até 18 metros de profundidade. As notícias do seu aparecimento se espalharam como fogo em palha seca e centenas de tunisianos se dirigiram para o que rapidamente se tornou conhecido como o “Lago de Gafsa” para nadar e se refrescar no calor de 40°C da região. Esse caso aconteceu em agosto de 2014, justamente durante um período em que a Tunísia enfrentava uma de suas piores secas. Isso tornou a súbita aparição da grande extensão de água ainda mais enigmática.

Visão panorâmica do local.

Posteriormente o lago misterioso tornou-se uma grande atração da área. No entanto, nadar por lá pode ser bastante perigoso, pois a água do lago pode estar contaminada com fosfatos. A região sul da Tunísia é rica em fosfato que é encontrado no solo e nas rochas da região. Esse elemento deixa para trás um resíduo radioativo. Isso significa que, se o lago estiver contaminado, a água é radioativa e cancerígena.

De fato, o primeiro sinal de que algo não estava muito bem com o Lago de Gafsa apareceu dentro de alguns dias após seu surgimento. A cor da água mudou de azul claro e cristalino para verde escuro devido a uma floração de algas, o que significa que a água não estava sendo reabastecida e, portanto, poderia estar repleta de bactérias e doenças.

Dessa forma, cerca de duas semanas após o surgimento do lago, autoridades de segurança pública em Gafsa alertaram os moradores de que era perigoso nadar por lá. Poucos acataram o aviso. Multidões de pessoas ainda o visitam para nadar e afastar o calor do deserto.

Potencialmente tóxico? Essa galera não está nem aí.

Nesse meio tempo, a origem da formação do lago ainda não é clara. A explicação mais provável é que um pequeno terremoto possa ter aberto uma fissura acima do nível freático. Isso acabou liberando milhões de metros cúbicos de água para a superfície. São casos assim que nos fazem perceber como o nosso planeta realmente é repleto de lugares enigmáticos.

Incrível esse tipo de coisa, não é mesmo? Deixe o seu comentário!

Leia Também: