Sim, é verdade que a gengiva dos fumantes pode escurecer. O tabagismo é conhecido por ter vários efeitos negativos na saúde bucal, e um dos efeitos é o escurecimento da gengiva. O fumo do cigarro contém substâncias químicas que podem irritar e inflamar a gengiva, levando a uma condição chamada melanose oral ou hiperpigmentação gengival. Isso pode resultar em uma coloração mais escura na gengiva, que pode variar de tons de marrom a preto. Além disso, o tabagismo também pode prejudicar a circulação sanguínea na gengiva, o que pode contribuir para a mudança de cor.

Impactos do cigarro para a saúde bucal:

O tabagismo tem diversos impactos negativos para a saúde bucal, incluindo:

1. **Doença periodontal**: O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento e progressão da doença periodontal (gengivite e periodontite). Fumar reduz a capacidade do sistema imunológico de combater infecções, o que aumenta o risco de inflamação e deterioração dos tecidos periodontais.

2. **Gengivite**: O cigarro pode irritar e inflamar a gengiva, levando a uma condição conhecida como gengivite. Isso pode resultar em gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, e pode até mesmo levar ao sangramento gengival.

3. **Cárie dentária**: Fumar pode aumentar o risco de cárie dentária devido à diminuição da produção de saliva. A saliva ajuda a neutralizar os ácidos na boca e a remover partículas de alimentos, contribuindo para a prevenção da cárie. A redução do fluxo salivar em fumantes pode levar a uma maior incidência de cáries.

4. **Câncer oral**: O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer oral, que pode afetar os lábios, língua, gengivas, palato e revestimento da boca. Os produtos químicos presentes no cigarro podem danificar o DNA das células da boca, levando ao desenvolvimento de células cancerígenas.

5. **Mau hálito**: O cigarro pode causar mau hálito de várias maneiras, incluindo odores residuais do fumo, diminuição da salivação (que pode levar à boca seca, um fator para o mau hálito) e aumento do acúmulo de placa bacteriana.

6. **Diminuição da capacidade de cicatrização**: Fumar pode interferir na capacidade do corpo de se curar após procedimentos dentários, como extrações dentárias ou cirurgias periodontais. Isso pode resultar em cicatrização mais lenta, maior risco de infecção e complicações pós-operatórias.

Esses são apenas alguns dos muitos impactos negativos do tabagismo na saúde bucal. Parar de fumar é fundamental para prevenir esses problemas e melhorar a saúde bucal geral.