Curiosidades

Você sabia que a luz do sol pode afetar o nosso humor?

Você acha que o sol pode afetar o seu humor? Caso a sua resposta seja um “sim”, saiba que você não está sozinho. Estudos realizados em várias partes do mundo já concluíram que a luz solar natural pode servir como um estimulante de humor acessível e eficaz. Isso acontece porque a luz do sol contribui para a produção de vitamina D, que nos protege das alterações de humor sazonais.

No entanto, como a sociedade está mais informada do que nunca sobre o câncer de pele e os danos causados ​​pelo sol, muitas pessoas acabaram reduzindo significativamente a exposição à luz solar natural. O problema é que, ao fazer isso, esses indivíduos trocam os fatores de risco de um problema para outro, pois a falta de luz solar natural pode levar à deficiência de vitamina D, que contribui para um aumento do risco do chamado Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Embora as causas exatas do TAS ainda sejam desconhecidas, estudos sugerem que a composição química exclusiva de cada pessoa, sua idade e genética, podem desencadear uma resposta afetiva sazonal ligada à ausência de luz do sol. Em outras palavras, qualquer declínio na exposição natural à luz solar e a consequente baixa absorção de vitamina D, podem interromper o relógio natural do corpo que controla. Isso causa um certo descontrole dos padrões e comportamentos normais, que por sua vez podem causar sentimentos de depressão e desesperança. A redução da produção de hormônios de melatonina e serotonina, que são produtos químicos liberados pelo cérebro para controlar o humor, também podem ser os culpados pelo surgimento dos sintomas de Transtorno Afetivo Sazonal que levam à depressão.

Algumas pessoas são mais suscetíveis ao surgimento do Transtorno Afetivo Sazonal. O grupo com maiores fatores de risco inclui mulheres, aqueles que vivem em países mais distantes da linha do equador equador (esquimós, por exemplo) e aqueles cujo histórico familiar apresentam membros que sofreram com problemas afetivos sazonais. Tal como acontece com outros tipos de transtornos mentais e depressão, este transtorno deve ser levado a sério, principalmente se atingir o seu estágio crítico, quando inclui isolamento e sentimentos contínuos de desesperança.

Por isso, podemos concluir que a luz do sol é muito importante para a saúde mental e humor dos seres humanos. Especialistas sugerem que a pele e os olhos devem captar a luz do sol por cerca de 10 a 15 minutos por dia, principalmente no início da manhã, já que nesse período o sol ainda não está tão forte. Caso você for seguir esse conselho, lembre-se de não olhar diretamente para o sol, mas apenas por curtos períodos de tempo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

10 horas atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

1 dia atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

3 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

4 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

4 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

5 dias atrás