Você acha que o sol pode afetar o seu humor? Caso a sua resposta seja um “sim”, saiba que você não está sozinho. Estudos realizados em várias partes do mundo já concluíram que a luz solar natural pode servir como um estimulante de humor acessível e eficaz. Isso acontece porque a luz do sol contribui para a produção de vitamina D, que nos protege das alterações de humor sazonais.

No entanto, como a sociedade está mais informada do que nunca sobre o câncer de pele e os danos causados ​​pelo sol, muitas pessoas acabaram reduzindo significativamente a exposição à luz solar natural. O problema é que, ao fazer isso, esses indivíduos trocam os fatores de risco de um problema para outro, pois a falta de luz solar natural pode levar à deficiência de vitamina D, que contribui para um aumento do risco do chamado Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Embora as causas exatas do TAS ainda sejam desconhecidas, estudos sugerem que a composição química exclusiva de cada pessoa, sua idade e genética, podem desencadear uma resposta afetiva sazonal ligada à ausência de luz do sol. Em outras palavras, qualquer declínio na exposição natural à luz solar e a consequente baixa absorção de vitamina D, podem interromper o relógio natural do corpo que controla. Isso causa um certo descontrole dos padrões e comportamentos normais, que por sua vez podem causar sentimentos de depressão e desesperança. A redução da produção de hormônios de melatonina e serotonina, que são produtos químicos liberados pelo cérebro para controlar o humor, também podem ser os culpados pelo surgimento dos sintomas de Transtorno Afetivo Sazonal que levam à depressão.

a luz do sol pode afetar o nosso humor 1

Algumas pessoas são mais suscetíveis ao surgimento do Transtorno Afetivo Sazonal. O grupo com maiores fatores de risco inclui mulheres, aqueles que vivem em países mais distantes da linha do equador equador (esquimós, por exemplo) e aqueles cujo histórico familiar apresentam membros que sofreram com problemas afetivos sazonais. Tal como acontece com outros tipos de transtornos mentais e depressão, este transtorno deve ser levado a sério, principalmente se atingir o seu estágio crítico, quando inclui isolamento e sentimentos contínuos de desesperança.

Por isso, podemos concluir que a luz do sol é muito importante para a saúde mental e humor dos seres humanos. Especialistas sugerem que a pele e os olhos devem captar a luz do sol por cerca de 10 a 15 minutos por dia, principalmente no início da manhã, já que nesse período o sol ainda não está tão forte. Caso você for seguir esse conselho, lembre-se de não olhar diretamente para o sol, mas apenas por curtos períodos de tempo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!