Pois é, meus amigos… Conforme crescemos a vida adulta vai exigindo que saibamos inúmeras coisas as quais nunca temos importância para descobrir, uma das mais essenciais está justamente na área financeira. Já reparou que ao fazer uma transferência, você é colocado diante uma escolha curiosa entre um TED e DOC? Afinal, qual a diferença entre ambos?

Em resumo, o TED – Transferência Eletrônica Disponível – é o tipo de depósito onde o destinatário recebe o dinheiro transferido no mesmo dia em que a operação é realizada. Enquanto isso, o DOC – Documento de Crédito – precisa de no mínimo um dia útil para concluir o processo. Em janeiro de 2016 as regras mudaram um pouco, fazendo com que o TED não tenha valor mínimo ou máximo para ser executando enquanto o DOC não pode passar do valor de depósito máximo de R$4999,99.

TED e DOC

Como escolher entre TED e DOC?

Tudo depende dos seus objetivos e valores tendo em vista o limite máximo do DOC. Caso você tenha imensa urgência, o ideal é realizar um TED. Porém, caso você não tenha pressa e não se importe em fazer o destinatário esperar, o DOC pode ser uma boa opção. Em geral, ambas as operações possuem uma mesma taxa para serem realizadas, porém a mesma varia de banco para banco e também do tipo de conta que você possui. Uma informação importante a ser destacada está nos dados que você precisa para realizar a operação. É preciso informar o CPF ou CNPJ do destinatário, nome do destinatário ou razão social (no caso de pessoa jurídica), número do banco, número da agência e também número da conta.

Você gosta mais de realizar TED ou DOC? Comente!