Conhecida como a maior democracia do mundo, os Estados Unidos da América já contou em 230 anos com 45 presidentes. Essas pessoas escolhidas para comandar o poder executivo do país muitas vezes foram escolhidos pela sua relevância em guerras, sendo considerados heróis nacionais e até por ser conhecidos popularmente em produções do cinema, como Ronald Reagan, que trabalhou em vários longas de Hollywood, posteriormente sendo eleito o 40º presidente do país. Mas você sabe quem foi o primeiro presidente dos EUA?

George Washington foi o primeiro presidente dos EUA. Ele comandou a nação entre os anos de 1789 e 1797. Ele foi eleito pelo colégio eleitoral sem nem ter filiação de partido por ter sido o general que liderou a revolução da independência. Ele é considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Mesmo após tantos anos, Washington ainda é admirado pelos norte-americanos por ter sido responsável pela estabilidade dos anos iniciais do país. George Washington passou 8 anos no cargo e, após isso, seu vice foi eleito. John Adams foi o primeiro vice-presidente e o segundo presidente dos EUA, tendo evitado uma guerra com a França.

Thomas Jefferson foi o terceiro presidente, responsável por escrever a Declaração de Independência. Jefferson ficou 8 anos no poder e como presidente, teve como grande feito a compra da região de Louisiana de Napoleão. Na época, isso duplicou o tamanho do país.

presidente

Atualmente, Donald Trump é quem ocupa o posto mais importante do mundo livre. Eleito pelo voto dos delegados e ficando atrás de Hillary Clinton na votação das urnas, Trump é conhecido por sua política que afasta os imigrantes dos EUA, endurecendo as formas de entrada no país. Ele ficou conhecido como uma pessoa muito polêmica por dar declarações consideradas preconceituosas, o que lhe tornou um presidente muito criticado por setores da mídia e do entretenimento. Seu mandato é considerado muito importante, pois a mudança em tratados internacionais criou tensão no mundo.

Barack Obama foi o 44º presidente do país. Seu mandato foi importante por ter estabelecido a criação de empregos mesmo após ter herdado uma séria crise econômica. Foi responsável por defender o casamento gay, criou um sistema de saúde nacional e defendeu um controle mais rígido para a compra de armas de fogo. Obama reduziu o envolvimento dos EUA em guerras no oriente médio, mas defendeu a intervenção limitar libanesa.

Antes de Obama, outro presidente que teve um mandato importantíssimo foi George W. Bush, segundo da família a ter o cargo mais importante do país. Ele era o homem na cadeira de presidente quanto as torres gêmeas foram atacadas em 2001. Sua postura de guerra ao terror fez com que o país invadisse o Afeganistão e Iraque, provocando uma longa guerra. A crise econômica se acentuou no seu mandato, principalmente por conta dos efeitos secundários do ataque e das guerras.

E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!