Já imaginou se cada vez que você desejasse aumentar o volume da televisão ou trocar de canal, tivesse que levantar do conforto do seu sofá? O controle remoto é um item simplesmente mágico que nos possibilita grande conforto na hora de nos entretermos com nossa programação favorita, porém quem será o gênio por trás desta invenção?

Tudo começou em 1950 quando a Zenith Radio Corporation desenvolveu o primeiro controle remoto com o objetivo de controlar uma televisão. Seu criador foi o engenheiro Eugene Polley e este objeto, na época, possuía fui. Só em 1956 surgiu o primeiro controle sem fio que foi desenvolvido pela mesma empresa, ele utilizava um sistema de ultrassom e assim estabelecia conexão com a televisão que possuía um microfone. Após, em 1970 foi implantada a tecnologia de comunicação por infravermelho e hoje podemos encontrar controles remotos que funcionam também via bluetooth, assim funcionando mesmo quando o controle não está apontado diretamente para a televisão.

Controle remoto

Como funciona um controle remoto?

Como dissemos acima, um controle remoto pode utilizar-se de diversas tecnologias tais como irradiação de infravermelho, redes de energia elétrica, ondas de rádio, bluetooth, etc. Porém, atualmente o método mais escolhido pelas fabricantes é a radiação infravermelha onde, ao pressionar qualquer botão, é feita uma emissão de luz infravermelha – invisível para nossos olhos – que se comunica com o aparelho, as funções são definidas pelos diferentes pulsos da luz infravermelha, sendo que cada botão possui um. Para que esta transmissão ocorra, os controles possuem um diodo emissor de luz – LED – que faz o envio das informações.

Remote control infrared animated

Você sabe como ver a luz emitida pelo controle remoto? Basta apontar a câmera do seu celular para o mesmo e executar alguma função, assim você verá uma luz sendo emitida que é justamente a responsável pelo envio do comando como mostra o gif acima.

Curioso, não acha? Comente!