O ciclo de vida das bananas apresenta um mini espectro de cores. Elas começam com um verde bem vistoso, mudam para um bonito amarelo e terminam sua era (se não forem comidas antes) em um marrom pouco apetitoso. Mas o que causa essa mudança de cor que faz uma banana ir do verde até o marrom escuro? A resposta está em um tipo de gás que é muito importante para o desenvolvimento das bananas.

As bananas, como a maioria das frutas, produzem e reagem a um gás chamado etileno, que ajuda a sinalizar o processo de amadurecimento. Uma fruta que não está amadurecida costuma ser mais dura e provavelmente carrega um tom esverdeado devido à presença de clorofila, um pigmento encontrado nas plantas que é muito importante no processo de fotossíntese. Quando uma fruta entra em contato com o gás etileno, os ácidos da fruta começam a se romper, fazendo com que ela se torne mais suave e que os pigmentos verdes da clorofila sejam quebrados e substituídos por, no caso das bananas, uma tonalidade amarelada. A perda do sabor ácido e um interior agora mais mole dão sinais de que a fruta está mais doce, mais saborosa e mais gordurosa, ou seja, que está perfeita para ser devorada!

por que as bananas ficam escuras quando amadurecem 1

O espectro de cores das bananas.

No entanto, ao contrário da maioria das frutas que geram apenas uma pequena quantidade de etileno à medida que amadurecem, as bananas produzem uma quantidade muito maior. Ainda que uma banana no início do processo de amadurecimento se torne mais doce e fique amarela, ela acabará exagerando na produção de seu próprio etileno ao longo do processo. Quantidades elevadas de etileno fazem com que os pigmentos amarelos das bananas se decomponham e se transformem nas manchas marrons características, através de um processo chamado escurecimento enzimático. Esse processo de escurecimento natural também pode ser visto quando as bananas ficam machucadas. Uma banana danificada ou machucada produzirá uma quantidade ainda maior de etileno, amadurecendo (e escurecendo) mais rapidamente do que se estivesse intacta.

E se você é uma daquelas pessoas que tem uma avó que costuma afirmar que basta colocar uma banana verde em um saco de papel marrom para que ela amadureça mais rápido, saiba que ela tem toda a razão. Isso é resultante de todo o etileno que ficou preso lá dentro do saco. Mas lembre-se que a fruta está sujeita à sua própria produção gasosa excessiva ao longo do tempo, ou seja, ela também poderá apodrecer muito rapidamente.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!