Há alguns dias atrás eu mostrei algumas curiosidades sobre a língua portuguesa, mas e aí, você sabe em quantos países o Português é usado?

O Português é uma das línguas derivadas do latim, desenvolvida há mais de 2000 anos atrás, quando os romanos chegaram à Península Ibérica, território primariamente europeu composto atualmente pela Espanha e Portugal. No ano 216 A.C., soldados romanos chegaram falando Latim Vulgar (também chamado de Latim Coloquial), o qual é uma forma da língua que envolvia todos os romances da época.

quantos paises tem o portugues como um de seus idiomas tricurioso bandeiras

Os romanos não estavam sozinhos quanto à influência do Português. Durante o colapso do Império Romano, a Península Ibérica foi conquistada pelos povos Germânicos, que trouxeram seus idiomas para a região, mas também adotou o Latim Vulgar, seus dialetos e cultura. A invasão dos Mouros também influenciou tanto o Espanhol quanto Português. Hoje, o Português moderno tem aproximadamente 400 ou 800 palavras de origem árabe.

Em 1143, Portugal teve sua independência reconhecida. Em 1290, o rei de Portugal, Denis, criou a primeira universidade em Lisboa e declarou que a língua falada no país era o Português. O Português moderno vem do Português-Galego (ou Velho Português), que hoje são línguas distintas: Galego e Português.

Onde o Português é falado?

O Português é idioma oficial em dez países, que inclui o Brasil, Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Macau e Cabo Verde. Durante o desenvolvimento do nosso idioma, entre os séculos XV e XVI, ele foi levado a várias regiões da África, Ásia e Américas. Oficiais locais e europeus de todas as nacionalidades usavam o português como língua comum, para facilitar a comunicação. Também era usado pelos missionários católicos na Ásia e hoje há uma presença do português na cultura de partes da Índia, Siri Lanka, Malásia e Indonésia.

quantos paises tem o portugues como um de seus idiomas tricurioso

Quantas pessoas falam português?

O número de pessoas que falam português nativo é estimado entre 215 e 220 milhões. É a sexta língua nativa mais falada no mundo e segunda mais usada em romances, depois do espanhol. No entanto, ainda existem algumas diferenças entre o português europeu e o brasileiro. Algumas dessas diferenças interferem, inclusive, no significado de algumas palavras, como, por exemplo “fato” (acontecimento verídico, em português brasileiro) e “facto” (terno, paletó, em português de Portugal).

A maior população que fala português nativo é o Brasil. Tanto Moçambique quanto Angola têm por volta de 25 milhões, e Portugal, 10 milhões. Um fato interessante é que a cidade de São Paulo sozinha já tem um número muito maior de falantes nativos da língua que o país de Portugal: 12 milhões de pessoas.

quantos paises tem o portugues como um de seus idiomas tricurioso mapa

E aí, gostou? Compartilhe, comente pra gente 🙂