Esse ano um dos meus melhores amigos foi sem dúvida alguma o post it, que para quem não sabe, é um pedaço de papel que pode ser colado em absolutamente qualquer lugar. Eu particularmente uso ele quase todo dia, tanto em casa, anotando o que devo estudar e escrever aqui no blog, quanto na escola onde uso ele para escrever e destacar algumas observações importantes. Esses dias eu acabei ficando com uma dúvida em mente: “Quem teria criado essa belezinha que eu tanto amo?” Tendo isso em vista, eu decidi trazer a resposta aqui para vocês. Espero que gostem!

Muitos não sabem, porém a substância usada para a fabricação do post it, ou como era chamado, adesivo de baixa aderência foi criado por um homem chamado Spencer Silver, que trabalhava na 3M (grupo econômico multinacional americano de tecnologia diversificada), entretanto naquela época ele não sabia como usa-lo e foi aí que entrou Art Fry, que também trabalhava na 3M e possuía uma ideia interessante. Em entrevista ele disse que achou a resposta enquanto cantava no coral de sua igreja. Segundo ele o repertório era muito grande e costumava marcar as músicas com pedaços de papel. Certo dia ele levantou para cantar e acabou derrubando as partituras no chão.

quem inventou o post it 1

Quando ele viu aquilo, ainda de pé, só conseguia pensar em algo que ele poderia usar para colar a papelada em algum local onde ele preferisse, porém naquela época todos os adesivos da 3M que ele conhecia possuía um aderência muito forte. Com isso, Art Fry começou a pensar em como poderia criar um adesivo de baixa aderência, só que no meio do caminho ele lembrou da invenção de seu amigo Silver. Óbvio, a ideia de Silver precisou ser um pouco aprimorada e o primeiro modelo de post it foi feito pelas próprias mãos de Art, que inclusive distribuiu algumas amostras como forma de marca-livros. Algumas semanas depois várias pessoas da empresa começaram a pedir mais amostras e foi nesse momento que o ele percebeu que tinha algo grande em mãos.

Ele ainda disse que a ideia de transformar esses adesivos em blocos só veio a surgir depois de algum tempo e que a máquina que possibilitou fazer este processo foi construída por ele mesmo, em seu porão. Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀