A Feira do Estado do Alasca é uma exposição agrícola bem diferente de todas que você já deve ter visto por aí. Nela, fazendeiros do Vale Matanuska-Susitna exibem orgulhosamente os seus vegetais de tamanhos gigantescos, como um repolho de 62 kg e um melão de 29 kg. Esses são apenas alguns dos “monstros” que brotam do solo do Alasca todos os anos. Mas por que existem vegetais tão grandes nessa região?

O Alasca normalmente tem uma estação de crescimento de vegetais muito curta, apenas 105 dias em média. No entanto, esse estado americano é conhecido por não ter longas noites escuras, pois ele está localizado perto do pólo norte e acaba desfrutando de até 19 horas de sol por dia durante o verão e no auge da estação de crescimento dos vegetais. As horas extras de luz solar fazem com que as plantações do Alasca continuem crescendo de uma forma incomum. Por isso, ainda que a estação de crescimento local seja bem curta se comparada a outros lugares, os agricultores do Alasca sempre cultivam alguns dos maiores vegetais do mundo.

por que existem tantos vegetais gigantes no alasca 1

Curiosamente, todo esse “impulso fotossintético” também deixa os alimentos mais doces. As cenouras do Alasca, por exemplo, aproveitam cerca de 75% da luz solar para produzir açúcar, sendo que apenas os 25% restantes desse tempo são gastos na transformação do açúcar em amido. Devido a essa particularidade climática, vegetais como brócolis, repolho, couve-flor, nabo, rabanete, batata, beterraba, abóbora, alface e cenoura crescem muito bem na região.

por que existem tantos vegetais gigantes no alasca 2

Originalmente, a agricultura no Vale de Matanuska-Susitna foi idealizada e iniciada como parte de um experimento na década de 1930 com o objetivo de aumentar a produção agrícola dos Estados Unidos durante o período da Grande Depressão. Uma área correspondente a mais de 240 mil acres foi reservada para agricultura, sendo que famílias provenientes dos estados de Minnesota, Wisconsin e Michigan foram levadas para colonizar a terra no Alasca. Só que a falta de infra-estrutura e suprimentos básicos acabou desencorajando os colonos, sendo que 1940, mais da metade da população já havia deixado o vale.

por que existem tantos vegetais gigantes no alasca 3

Embora a colônia não tenha sido um sucesso como o governo americano esperava, ela se tornou estável o suficiente para fornecer laticínios e produtos agrícolas na medida do possível. Ou seja, apesar da população da área não ter aumentado significativamente, ela foi responsável por desenvolver o Vale de Matanuska de tal forma que o transformou na principal região produtiva no Alasca.

por que existem tantos vegetais gigantes no alasca 4

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!