Curiosidades

5 partes do corpo humano que se tornaram inúteis com o passar do tempo

5 partes do corpo humano que se tornaram inúteis com o passar do tempo

Quando analisamos o corpo humano e todo o seu roteiro evolucionário ao longo dos anos, fica muito claro que nossos ancestrais tinham alguns fragmentos bem esquisitos. De pelos no corpo a caudas, existem algumas partes interessantes que foram deixadas (pelo menos parcialmente) para trás. Para explicar isso melhor, aqui estão 5 exemplos de estruturas vestigiais, que são partes do corpo que perderam algumas ou todas as suas funções originais e que hoje são apenas “relíquias” evolutivas.

1. Apêndice

Pouco se ouve falar sobre o apêndice, a menos que alguém precise removê-lo. Essa minúscula bolsa está localizada onde o intestino grosso e o intestino delgado se encontram, mas não parece desempenhar nenhum papel na digestão, pelo menos não atualmente. Pesquisadores acreditam que ele pode ter tido alguma importância quando os primeiros humanos tinham uma dieta baseada em vegetais. Pesquisas sugerem que o apêndice pode servir como um lugar para armazenar boas bactérias, mas essa é uma questão que ainda está no campo das hipóteses. O único problema com o apêndice é que essa parte do corpo costuma apresentar algum tipo de inflamação em certas pessoas, obrigando a sua retirada.

2. Dentes do siso

Esses terceiros molares provavelmente tinham alguma função, muito provavelmente a de ajudar na mastigação de grandes pedaços de carne crua. No entanto, à medida que a boca humana evoluiu e se tornou menor, acabou faltando espaço para esses dentes se encaixarem perfeitamente. É por isso que muitas vezes eles precisam ser arrancados.

3. Cóccix

É preciso voltar bastante na nossa árvore genealógica para encontrar um ancestral com uma cauda. Tudo o que resta agora no nosso corpo é o cóccix, um conjunto de pequenas vértebras fundidas na parte inferior da coluna que se assemelham a um “rabo” minúsculo.

4. Pelos do corpo

Pense bem, nós realmente não precisamos nos manter aquecidos usando nossas pernas e abdomens peludos. Mesmo se você tiver um corpo repleto de pelos por toda parte, eles não serão nenhum pouco eficazes quanto um belo cobertor para protegê-lo do frio.

5. Terceira pálpebra

Você já notou que possui uma pequena dobra de tecido no canto interno do olho? Muitos acreditam que isso seja o fragmento de uma “terceira pálpebra”. Essas membranas geralmente são encontradas em pássaros, répteis e anfíbios, mas aparentemente nossos ancestrais também as tiveram.

Já conhecia essas partes do corpo humano? Deixe o seu comentário!

Leia Também: