O que o seu cachorro está fazendo agora? Dormindo, talvez? Como todo dono de cachorro sabe, os cães dormem muito. De fato, estudos sugerem que esses animais passam entre 12 a 14 horas do dia dormindo. Mas você pode se perguntar: por que toda essa necessidade de longas horas de sono? Bem, isso depende de vários fatores diferentes e vamos abordá-los ao longo desse post.

Primeiramente, temos que entender que os cachorros dormem mais do que os humanos, mas eles também acordam mais vezes. Enquanto nós tendemos a dormir por um longo período à noite, os cães normalmente dormem em períodos relativamente curtos durante o dia e a noite. Quando dormimos à noite em um longo trecho, normalmente gastamos cerca de 25% desse tempo em um estágio profundo de sono que envolve o movimento rápido dos nossos olhos, conhecido como “sono REM”. Os sonhos ocorrem nesse estágio, mas essa não é a única função do REM, pois ele também fornece energia para os nossos cérebros. No caso dos cachorros, apenas 10% de seu sono é REM, então eles precisam compensar isso de alguma forma ao longo do dia.

por que os cachorros dormem tanto 1

Os cães não costumam dormir profundamente, por isso podemos chamá-los de “dormentes flexíveis”, já que eles são capazes de adormecer praticamente onde e quando quiserem, mas ainda assim podem acordar a qualquer momento quando necessário. Como eles são flexíveis com relação ao sono e tem a capacidade de acordar imediatamente, esses animais acabam precisando de mais sono para compensar o REM perdido durante seus ciclos.

Vale lembrar que a idade dos cachorros pode desempenhar um papel importante no seu sono. Filhotes e cães mais velhos precisam de mais sono do que cães adultos e saudáveis. Como bebês e crianças, os filhotes passam grande parte do dia brincando e explorando seu mundo novo, portanto podem precisar de 18 a 20 horas de sono. Cães mais velhos também podem precisar de mais descanso porque se cansam mais facilmente e a vida cotidiana para a sua idade é mais “difícil”. O tamanho do animal também pode contribuir para isso. Cachorros de raças maiores geralmente precisam de mais sono do que os animais menores.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!