Quando se fala em Halloween muita gente pensa em bruxas, fantasmas, lanternas de abóbora, doces, gatos pretos e morcegos. Mas essa celebração sobrenatural possui uma história muito mais complexa do que esses simples esteriótipos. Aqui estão alguns fatos curiosos sobre o Dia das Bruxas que irão te ajudar a entender sobre o que ele realmente representa.

1. A tradição de usar roupas esquisitas e assustadoras no Halloween é algo que vem dos antigos celtas. Naquela época, eles acreditavam que se vestir como monstros, demônios ou qualquer outro tipo de criatura sobrenatural poderia confundir e afastar os maus espíritos que vagavam pelas ruas durante o período do Samhain (a versão pagã do Halloween).

2. Na época, os cristãos, em uma tentativa de converter os pagãos, trocariam o Samhain em meados do século 11 para uma celebração de três dias entre 31 de outubro a 2 de novembro. A primeira noite do feriado é conhecida como All Hallow’s Eve, que acabou se tornando o Halloween propriamente dito.

3. Jack-o-lantern (a famosa abóbora iluminada do Dia das Bruxas) também tem origem celta. De acordo com o folclore local, um homem velho miserável e agressivo costumava pregar peças no diabo e acabou sendo impedido de entrar no céu e no inferno. Por isso, o velho foi condenado a vagar pela Terra com um pedaço de brasa para guiá-lo pelo caminho das suas privações. Jack, então, resolve colocar a sua lanterna dentro de uma abóbora para fazer a luz durar por mais tempo.

curiosidades incriveis sobre o halloween 1

Group of candle lit Halloween pumpkins in park on fall evening

4. Samhainophobia é o termo médico usado para descrever o medo ou fobia patológica do Halloween.

5. Curiosamente as primeiras lanternas eram produzidas com nabos, não abóboras.

6. As corujas são outro símbolo bastante popular do Halloween. Isso acontece porque nos tempos medievais as pessoas acreditavam que algumas corujas eram bruxas e que o chamado de um animal desse tipo poderia significar que alguém estaria prestes a morrer.

7. Outro simbolismo é o de que se um gato preto cruzar o caminho se alguém, logo essa pessoa será amaldiçoada com azar. Isso também é proveniente das idades medievais, pois os gatos pretos eram vistos como parceiros das bruxas, o que relacionou a associação desses pobres animais escuros com a má sorte.

curiosidades incriveis sobre o halloween 7

8. Existe uma lenda que diz que encontrar uma aranha na noite de Halloween significa que algum ente querido seu está cuidando de você.

9. A tradição de pedir doces veio da Escócia e da Irlanda. Lá, os jovens vestem fantasias e visitam casas realizando alguma dança ou cantando músicas. Os donos das casas retribuem com frutas, nozes, moedas ou guloseimas. Com o passar dos anos, os americanos adaptaram a tradição com algumas diferenças, mas que dura até hoje.

10. O Halloween é a segunda celebração que mais movimenta a economia americana, ficando atrás apenas do Natal. Estima-se que as pessoas nos EUA gastaram cerca de 8,4 bilhões em 2016 com doces, fantasias e decorações.

11. Pesquisas mostram que 50% das crianças preferem receber chocolate, enquanto 24% das crianças gostam de outros doces e 10% escolhem chiclete. O restante prefere moedas ou algum tipo de brinquedo.

curiosidades incriveis sobre o halloween 3

12. Estudos já mostraram que o Halloween faz com que as crianças apresentem um comportamento um pouco mais ruim do que o normal. Além disso, elas também têm duas vezes mais chances de serem mortas enquanto caminham pelas ruas no Dia das Bruxas do que em qualquer outra noite.

13. Acredita-se que as celebrações relacionadas ao Dia das Bruxas tenha aproximadamente 6.000 anos de idade, sendo celebradas pela primeira vez em meados de 4.000 aC.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!