Capital Gate é um curioso arranha-céu localizado em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Com aproximadamente 160 metros e 35 andares, o Capital Gate figura na lista dos edifícios mais altos da cidade, mas a sua característica mais impressionante é a inclinação, que atinge 18 graus a oeste, cerca de quatro vezes mais do que a famosa Torre de Pisa. Em junho de 2010, o livro de recordes “Guinness” certificou o edifício como a “torre mais inclinada do mundo já feita pelo homem”.

Para tornar isso possível, o núcleo central do edifício inclina-se na direção oposta à inclinação da estrutura, se “endireitando” à medida que os andares sobem. O edifício fica no topo de uma base de concreto de 7 metros de profundidade que ainda conta com uma malha densa de aço reforçado. Um exoesqueleto de aço conhecido como “diagrid” fica localizado acima de uma extensa distribuição de 490 estacas que foram perfuradas a 30 metros de profundidade para suportar pressões gravitacionais, ventos e abalos sísmicos que podem ser causados pela inclinação do edifício.

conheca capital gate a torre inclinada de abu dhabi 1

O formato inovador de Capital Gate só foi possível graças à sua forma de funil, que suporta muito bem as variações de inclinação e largura das paredes. Devido ao seu design estranho, cada quarto de hotel é único em tamanho e forma, mas todos possuem janelas do chão ao teto que permitem aos hóspedes aproveitar o melhor das vistas deslumbrantes da cidade.

conheca capital gate a torre inclinada de abu dhabi 2

O Capital Gate faz parte do complexo do Centro de Exposições Nacional de Abu Dhabi, um grupo de 23 torres que inclui hotéis famosos, prédios comerciais, apartamentos residenciais e estabelecimentos com serviços para uso misto. Estas instalações foram construídas com vista para uma rodovia ao longo da costa sudoeste de Abu Dhabi, permitindo um fácil deslocamento. A torre de 35 andares foi inaugurada em 2011, após cinco anos de construção.

conheca capital gate a torre inclinada de abu dhabi 3

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!