Champagne, aquela bebida alcoólica que simboliza todas as grandes comemorações, seja a compra de um carro, a mudança para uma nova cidade, a conquista do diploma ou ainda a virada do ano, todos nós adoramos fazer um brinde com esta deliciosa bebida. Porém, você já parou para pensar em quem a inventou? Então chegou a hora de descobrir, vamos lá!

O champagne é produzido em Champagne, na França, obviamente é da região que vem seu nome. A bebida é famosa em todo o mundo e é um rito de celebração, porém antes mesmo de sua criação os romanos levaram para o atual território francês a técnica de produzir espumantes. Porém, as uvas cultivadas na região de Champagne tinham um sabor e efeito muito diferenciados, provocando um tipo de fermentação secundária que gera pequenas bolhas de gás e uma deliciosa sensação no paladar. Porém, quando esse fenômeno acabou sendo descoberto, foi considerado algo negativo e acabou pouco explorado pelos vinicultores.

quem inventou o champagne tricurioso

Isso até o monge Don Perignon, especialista em vinhos do século XVII, desenvolver a chamada champenoise, uma técnica onde eram utilizadas garrafas mais espessas e rolhas amarradas com um arrame para então dar origem ao delicioso champagne que era produzido por ele na Abadia de Hautvillere em Reims, França. Este método hoje também é conhecido por ser tradicional ou clássico e para produzido é preciso que o vinho seja fermentado ela segunda vez dentro de sua própria garrafa. O processo funciona da seguinte maneira: por dois meses as leveduras trabalham na transformação do açúcar em álcool que, por sua vez, libera gás carbônico e dá origem a chamada perlage do espumante. Então, a bebida passa por um processo chamado autólise e seu envelhecimento pode demorar de meses até anos. Para finalizar, é preciso fazer uma remuage e degorgement pra remover todas as impurezas

Interessante, não acha? Comente!