À medida que avançamos para o futuro, surge uma maior necessidade da criação de novas tecnologias que tornam a vida melhor, mais fácil e mais eficiente. Novos materiais que são mais fortes, mais leves ​​ou até mesmo necessários em viagens espaciais estão sendo desenvolvidos por muitos cientistas em um ritmo como nunca visto antes, sendo que muitos deles até parecem que saíram dos filmes de ficção científica. Conheça 5 tecnologias que a maioria das pessoas não sabe que já existem na vida real.

5. Folha sintética que produz oxigênio

tecnologias incriveis que voce nao sabia que ja existem 5

O estudante inglês Julian Melchiorri desenvolveu uma espécie de folha sintética capaz de produzir oxigênio. A “Silk Leaf”, como é chamada, foi feita a partir do uso de proteínas de seda, que são resistentes a viagens espaciais. Por isso, ela pode ser útil em viagens pelo espaço comandadas pela NASA, mas também poderia ser usada em fachadas de edifícios e até mesmo em sistemas de ventilação, proporcionando uma melhor qualidade do ar.

4. Lentes de contato que detectam os níveis de glicose

tecnologias incriveis que voce nao sabia que ja existem 4

Uma das coisas mais importantes que um diabético deve fazer é monitorar constantemente os níveis de açúcar no sangue para evitar complicações relacionadas à diabetes. As lentes de contato que mudam de cor, projetadas por pesquisadores da Universidade de Western Ontario, podem dar fim à necessidade de espetar o dedo para tirar pequenas quantidades de sangue todos os dias para checar os níveis de açúcar. Quando existe um aumento ou diminuição nos níveis de açúcar no sangue, as lágrimas e a urina também são afetadas. Dessa forma, as lentes reagem à glicose presente nas lágrimas e mudam de cor de acordo os valores apresentados, fornecendo assim a informação desejada.

3. Li-Fi

tecnologias incriveis que voce nao sabia que ja existem 3

O termo “Li-Fi” é usado para descrever um sistema de comunicação que faz o uso de luzes LED para transmitir e receber dados. A vantagem da tecnologia Li-Fi é que ela pode ser empregada em lugares sensíveis às ondas eletromagnéticas, como hospitais e aviões, pois ela não causa interferência eletromagnética. O espectro de faixa de dados do Li-Fi pode ser 10.000 vezes maior do que o WiFi normal, além de também ser muito mais seguro contra invasões de hackers.

2. Aerogel

tecnologias incriveis que voce nao sabia que ja existem 2

O aerogel é um material sólido que possui densidade extremamente baixa e condutividade térmica praticamente nula. O aerogel pode ser feito a partir de uma variedade de compostos químicos, incluindo sílica, carbono, alumina, cromo e dióxido de estanho. O componente líquido do gel é extraído através de um processo chamado de “secagem supercrítica”. Esse processo permite que ele seque devagar o suficiente para que a matriz sólida permaneça intacta, em vez de colapsar. Todas essas características fazem com que o aerogel seja o material mais leve do mundo.

1. Pele eletrônica

tecnologias incriveis que voce nao sabia que ja existem 1

A pele eletrônica é um material eletrônico fino e sensível à temperatura que imita a pele humana. Essa pele foi criada por cientistas japoneses que usaram células solares extensíveis que fornecem energia à microestrutura dos eletrodos, permitindo que ela seja esticada em até 30% do seu tamanho sem sofrer nenhum dano. O objetivo é que ela sirva como um instrumento para monitorar batimentos cardíacos, sinais vitais e outras informações relacionadas à saúde do usuário, o que poderia ser bastante útil em situações onde a pessoa apresenta perda de consciência.

Qual das tecnologias você achou a mais interessante? Deixe o seu comentário!