Felizmente, sim! O morcego pode até ser um pouco assustador, porém não costuma fazer grande mal a ninguém e definitivamente não merece ser morto através de armadilhas cruéis como muitas vezes acaba sendo feito. Pois saiba, caro leitor, que isso é ilegal. Morcegos são animais silvestres, inclusive são mamíferos como nós, e matar um destes seres é classificado como crime ambiental sujeito a pena de um ano de detenção e multa. É a ‘mesma’ coisa que se aparecer uma onça-pintada em seu quintal, você não deve mata-la. Liguei para o órgão de controle ambiental da sua cidade e peça por auxílio para que o animal seja capturado, tratado se necessário e devolvido a natureza.

e ilegal matar morcego tricurioso 1

Vale lembrar que independente do medo que você sinta, ele ainda é um ser vivo e toda vida é importante. Afinal, vivemos em um ciclo natural e os morcegos são parte de um importante equilíbrio. São eles quem se alimentam de insetos como o mosquito que transmite dengue, zica e leishmaniose. Eles fazem o controle natural de pragas e doenças para nos proteger, mesmo que indiretamente. Também se alimentam de frutas, assim dispersando sementes pelo solo e fazendo crescer mais árvores pelas florestas. Todo animal tem um papel importante na natureza e iniciar uma matança não é nada legal. Até mesmo o inofensivo sapo ou lagartixa que aparece no seu quintal e você decide exterminar traz consequências, afinal esses animais fazem o controle dos insetos da sua casa. Se liga, amigão!

Se você estiver com problemas com morcegos entrando em sua casa, o conselho é utilizar telas de proteção para que eles não consigam o acesso, assim você se mantém seguro os deixando do lado de fora. Não precisa matar ou encher de armadilhas. Seja mais humanitário…

Gostou das dicas? Comente!