Hollywood é um distrito de Los Angeles que se tornou a casa de grandes empresas do ramo cinematográfico que produzem uma quantidade enorme de filmes todos os anos. Mas você já ouviu falar em Bollywood? Chegou a hora de saber como essa simples palavra abrange uma das maiores forças do entretenimento do Sul Asiático!

Bollywood é como ficou conhecida a indústria do cinema nacional da Índia. O nome é claramente uma espécie de trocadilho com a palavra “Hollywood”. O “B” vem da letra inicial da cidade indiana de Bombaim, que agora é chamada de Mumbai. Bollywood refere-se especificamente aos filmes que apresentam a língua hindi. Embora algumas pessoas usem esse termo para se referir ao cinema indiano em geral, é importante destacar que ainda existem muitos outros locais na Índia com grandes centros de produção cinematográfica que são especificamente focados em outras línguas e subculturas.

o que e bollywood 1

Singham, o icônico personagem de Bollywood que ficou conhecido como o “Chuck Norris indiano”.

O nome Bollywood veio a se tornar popular nos anos 70. No entanto, o cinema indiano já existia muito antes disso. De fato, o primeiro filme indiano foi lançado em 1913 com o nome “Raja Harishchandra”. Também vale destacar que a popularidade de Bollywood acabou dando origem a um estilo de filmagem próprio e de características bastante peculiares. Desse modo, quando algumas pessoas ouvem o nome “Bollywood”, elas logo pensam em filmes gravados em locais exóticos e estrelados por pessoas com características exageradas que executam danças e números musicais perfeitos.

Os filmes modernos de Bollywood são geralmente chamados de “filmes masala”. O termo “masala” é uma palavra hindu que significa “mistura de especiarias” e descreve muito bem a fórmula cinematográfica que foi criada na década de 1970 pelo famoso diretor indiano Manmohan Desai: uma mistura de ação, comédia, melodrama e números de dança que fazem com que esses filmes sejam facilmente reconhecíveis.

o que e bollywood 2

Manmohan Desai, o pai do cinema indiano moderno.

Manmohan Desai explicou seu raciocínio por trás da criação desse modelo ao dizer que “queria que as pessoas esquecessem os seus problemas ao mostrá-las um mundo de sonhos onde não existisse pobreza, mendigos e onde o destino fosse gentil”. Curiosamente, a sua abordagem funcionou, de modo que a indústria cinematográfica na Índia é uma das mais poderosas e lucrativas de toda a Ásia. Por incrível que pareça, Bollywood supera Hollywood anualmente em número de filmes produzidos e tamanho do público-alvo alcançado.

E você, já assistiu algum filme de Bollywood? Deixe o seu comentário!