Quando você vai se inscrever para alguns concursos públicos, é comum que se depare com o termo ‘cadastro reserva’. Mas afinal, o que diabos é isso? É que hoje iremos descobrir!

O cadastro reserva é uma espécie de banco onde todos os aprovados no concurso são armazenados. Todas as pessoas que obtiveram a aprovação no dito concurso são classificadas em uma lista ordenada por nota e chamadas conforme a necessidade do órgão para o qual prestaram o concurso. PORÉM, este concurso tem uma validade e esta é dita já no Edital de Abertura. Ou seja, se você não conseguiu a vaga e ficou em cadastro reserva ou se já prestou concurso apenas para ficar neste cadastro, já sabe que ficará nesta lista por apenas o tempo pré-estipulado pela organização.

Além disso, grande maioria das organizações públicas se resguardam o direito de não chamar todos os aprovados que estão em cadastro reserva, assumindo apenas aqueles conforme surjam as demandas e também as aberturas orçamentárias.

o que e cadastro reserva concurso publico tricurioso

Tá, mas será que as organizações não abrem esses cadastros apenas para arrecadar as taxas de inscrições?

Olha, pode até ser que algumas organizações tenham pensado nessa hipótese e se você imagina que prestou concurso e está em um cadastro reserva de um lugar que tenha terceirização irregular, funcionários temporários ilegais ou cargo em comissão em atividades-fim, basta reunir provas e entrar com um processo para garantir sua posse.

Curioso, não é mesmo? Comente!