Curiosidades

O que é um poço artesiano?

Muitas pessoas dizem que, ao construir uma casa, irão construir seu próprio poço artesiano. Porém, eu nunca entendi muito bem esta prática e hoje decidi descobrir mais sobre isso junto com vocês. Vamos lá?

Então, o poço artesiano é bastante semelhante ao convencional já que por conceito é algo que traz água que flui naturalmente do solo num aquífero confinado sem precisar de bombeamento. A pressão do tubo é suficiente para que a água suba à superfície, logo não é necessário nenhum tipo de sistema na boca do tubo para que haja controle da saída da água. Em geral, o poço artesiano possui maior profundidade do que o convencional e suas águas possuem maior pureza microbiológica assim como mais sais minerais. Seu uso é feito, em geral, de forma residencial e a água é captada através de canos.

A perfuração deste tipo de poço é feita por empresas de engenharia especializadas cujo quadro de funcionários deve conter geólogos, engenheiros de minas ou ainda com especialização na área reconhecida por órgãos fiscalizadores específicos. É preciso possuir alta tecnologia e ser feito com muito cuidado, afinal é um imenso buraco que pode chegar a até 2.600 metros de profundidade sendo parcial ou totalmente revestido, tudo depende das condições geológicas. Tudo para buscar água nos lençóis e aquíferos. Para você ter ideia, os primeiros poços surgiram durante a China medieval, o que indica que já naquela época as pessoas buscavam soluções criativas para conseguir água pura.

Por que artesiano?

Existem duas hipóteses para a origem deste nome. A primeira diz que o nome se deve aos habitantes da cidade grega de Artesã que teriam perfurado um poço para a captação de água que jorrava sozinho, sem precisar de baldes ou cordas. Logo, todo o poço após essa data teria sido chamado de poço artesiano em homenagem àquele que jorrava sozinho. Já a outra explicação menciona que o primeiro poço teria sido perfurado no condado de Artois, França, durante o século XII.

Gostou da curiosidade? Comente!

Você também pode gostar de