Gunther Stoll era um engenheiro de alimentos alemão que havia perdido o seu emprego no início de 1984. Sua situação financeira já era precária o suficiente para lhe causar muitas preocupações, mas outra coisa ainda muito mais problemática pairava sobre a sua vida naquela época: um caso confirmado de paranoia e uma crença cada vez maior de que ele estava sendo perseguido por algo paranormal. Frequentemente, Stoll conversava com a sua esposa sobre os seus medos de ser atacado por “eles”, apesar de não dar detalhes sobre a descrição dessas supostas figuras sombrias. Independente disso, Stoll tinha certeza de que “eles” queriam machucá-lo.

Na noite de 25 de outubro daquele mesmo ano, Gunther Stoll estava em casa, mais especificamente no seu quarto, sentado confortavelmente em uma cadeira. Então, sem aviso, ele pulou e gritou “Jetzt geht mir ein Licht auf!”, que traduzido significaria algo como “Agora eu entendi!”. Segundo a esposa de Stoll, ele pegou uma caneta e um pedaço de papel e rabiscou a palavra “YOGTZE” ou “YO6TZE”, já que os investigadores nunca tiveram a certeza se o “G” era de fato essa letra ou se era o número “6”. Momentos depois de escrever a palavra misteriosa, Gunther Stoll saiu de sua casa abruptamente.

o misterioso caso de gunther stoll 1

A misteriosa inscrição “YOGTZE” deixada no bilhete.

Após deixar a sua residência, Stoll pegou o seu Volkswagen Golf e foi para a cidade de Wilnsdorf, onde ele pediu uma cerveja em seu pub favorito, por volta das 23h00. No entanto, antes que ele começasse a beber, Stoll caiu no chão, ferindoo seu rosto. As testemunhas ficam surpresas com a queda, pois Stoll não parecia estar embriagado, até porque ele nem chegou a tocar em sua bebida. Depois de recuperar a consciência, Stoll deixou o bar sem dar maiores informações. Às 1 da madrugada, ele apareceu em Selbach, sua cidade natal, a alguns quilômetros da estrada de Wilnsdorf. Lá, Stoll procurou por uma mulher que havia conhecido anteriormente. A mulher não deixou Stoll entrar, mas ouviu ele alertar sobre um “incidente horrível” que estaria por vir. Após ouvir o que ele tinha a dizer, a mulher disse para ele voltar para casa, pois sua esposa poderia ficar preocupada.

Stoll, no entanto, não seguiu o seu conselho. Em vez disso, ele ficou desaparecido por mais duas horas! Então, às três da manhã, dois motoristas de caminhão avistam um VW Golf acidentado em uma vala na estrada Autobahn A 45. Dentro do carro estava Gunther Stoll, nu e ensanguentado, afundado no banco do passageiro e quase inconsciente. Enquanto um dos caminhoneiros pedia ajuda, Stoll explicava que havia quatro passageiros com ele no carro antes que os caminhoneiros o encontrassem. Ele disse que todos os quatro haviam fugido e que não eram amigos dele. Testemunhas ainda estavam tentando estabelecer os detalhes quando a ambulância chegou segundos depois. Infelizmente, Stoll não sobreviveu e morreu antes mesmo de chegar no hospital.

o misterioso caso de gunther stoll 2

Carro de Gunther Stoll encontrado acidentado na estrada.

A causa de sua morte foi oficialmente determinada como um atropelamento. Os investigadores acreditavam que alguém havia atropelado Gunther Stoll em algum lugar antes que o criminoso levasse a vítima e seu carro até a vala. Investigadores questionaram os caminhoneiros de forma independente e ambos revelaram ter visto um homem estranho não muito longe do Volkswagen quando eles pararam. Este homem, quem quer que fosse, tinha uma jaqueta brilhante e estava andando em volta do carro destruído. O estranho desapareceu em algum momento entre a descoberta do carro e a chamada de emergência que o motorista do caminhão realizou. Por outro lado, os quatro homens que Gunther Stoll disse que estavam no carro com ele nunca foram identificados.

O verdadeiro significado da nota que Stoll escreveu antes de sair de casa também levanta dúvidas até hoje. Desde aquela noite, surgiram várias especulações sobre o significado da palavra escrita no pedaço de papel. Enquanto alguns simplesmente acreditam que aquilo era um produto da paranoia de Stoll, outros propõem explicações mais complexas. Uma hipótese sugere que o bilhete com a palavra “YOGTZE” representava a numeração da placa de um carro, sendo que a letra O poderia representar o número 0, o número 2 poderia ser a letra Z, etc. De acordo com outras pessoas, YO6TZE é um indicativo de chamada para uma estação de rádio romena, mas isso parece ser apenas uma coincidência sem vínculos reais com o que aconteceu naquela noite.

o misterioso caso de gunther stoll 3

O “caso Gunther Stoll” é até hoje um dos maiores mistérios da Alemanha.

Até hoje o “caso YOGTZE” permanece sem solução, sendo que a hipótese mais aceita aponta que todos os eventos foram resultantes dos problemas mentais de Gunther Stoll. Mas é inegável que vários fatos intrigantes como o corpo nu, o suposto atropelamento, o bilhete misterioso e a queda no pub são capazes de deixar qualquer pessoa com um ponto de interrogação na cabeça.

Qual hipótese você sugere? Deixe o seu comentário!