Em meio aos gêneros musicais mais conhecidos e apreciados por todo o mundo, existem alguns mais específicos que acabam passando despercebido pela maioria do grande público. Um bom exemplo disso é a música folk, um antigo gênero musical que passou por um período de renovação nos anos 60, uma época de grande agitação não só no mundo da música, mas também no meio social.

O música folk pode ser difícil de ser definida, mas é amplamente reconhecida como um gênero musical com raízes tradicionais, muitas vezes rurais, que era originalmente transmitido através de gerações por meio de tradições orais. As origens da música folk não são precisamente conhecidas, mas acredita-se que sejam tão antigas quanto a própria origem das comunidades em si. Muitas vezes, esse gênero é usado para se referir à música criada como uma forma de expressão original de uma cultura passada, que segundo os seus compositores, precisa ser preservada. Por causa desse conceito, a música folk é muitas vezes chamada de “a música das pessoas comuns”.

o que e musica folk 1

Vale destacar que a maioria das canções desse tipo contam as histórias de pessoas simples, muitas vezes unindo os povos de uma maneira que tem mais a ver com a cultura e a história do que necessariamente com o entretenimento. Nos anos 60, nos Estados Unidos, ocorreu uma espécie de renascimento da música folk. Durante esse tempo, surgiu a “música folk contemporânea”, que é mais focada em instrumentos acústicos e letras mais pensativas, que por sua vez refletiam as mudanças sociais que ocorriam na época.

Após o renascimento da música folk tradicional e a transição para o folk contemporâneo, o gênero continuou a crescer e a ser incorporado a uma variedade de aspectos musicais, o que por sua vez acabou criando gêneros inteiramente novos. Por exemplo, o folk contemporâneo deu origem a gêneros como folk rock, folk elétrico, folk punk, folk indie, folktronica, folk metal, folk progressivo, folk psicodélico e neo-folk. Artistas vibrantes, especialmente do mundo de língua inglesa, tiveram um papel significativo no desenvolvimento e popularidade da música folk. O renascimento do gênero despertou o interesse da geração mais jovem da época, incluindo bandas e artistas como The Watersons, Martin Carthy, Bob Dylan, Joe Strummer, entre outros.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!