O papel é sem dúvida um dos itens mais importantes que o homem já inventou, pois contribuiu significativamente para vários avanços tecnológicos posteriores. Durante o processo de fabricação de papel, as árvores são as matérias-primas mais utilizadas, sendo que evidências históricas sugerem que os chineses foram a primeira sociedade a desenvolver esse método de produção a partir da celulose. No entanto, isso tem levantado certas preocupações de organizações ambientais, já que cada vez precisamos de mais papel, de modo que consequentemente mais árvores têm de ser derrubadas. Por exemplo, você saberia dizer quantas árvores são necessárias para produzir uma tonelada de papel?

As fábricas especializadas utilizam uma variedade de processos industriais para transformar seus recursos naturais (celulose de madeira) em commodities de consumo. Na fabricação da celulose, um número significativo de árvores é cortado, sendo que o número exato depende do processo químico ou mecânico utilizado no processo. Especialistas do setor sugerem que, ao usar a polpa química para produzir 1 tonelada do papel comum branco (também chamado de sulfite), são necessárias aproximadamente 24 árvores.

quantas arvores sao necessarias para produzir uma tonelada de papel 1

Vale lembrar que todas essas 24 árvores tem que apresentar uma combinação de características para ser utilizadas, como uma altura de pelo menos 12 metros e uma polpa interna que apresente o ponto ideal para a produção. Acredita-se que o processo químico usado na fabricação da maioria dos papéis seja altamente ineficiente devido ao grande número de árvores usadas no processo. À primeira vista, 24 árvores nem parece ser um número tão grande para a produção de uma tonelada de papel, mas temos que lembrar que esse material está presente em todos os lugares, seja em cadernos, embalagens, pacotes e até mesmo no banheiro, afinal, todo mundo usa papel higiênico, não é mesmo? Com isso em mente, já dá para perceber que uma tonelada nem é tanto assim quanto parece.

Além do desmatamento, a indústria de fabricação do papel também contribui para a poluição do ar. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos as indústrias do ramo foram responsáveis ​​por aproximadamente 20% da poluição do ar do país em 2015. Nesse mesmo ano, o governo canadense estimou que a indústria de papel do país respondia por 5% dos resíduos descartados nas hidrovias do país. Por isso, o uso e a produção de papéis reciclados tem ganhado mais espaço nos últimos anos. O papel pode ser reciclado de 5 a 7 vezes, sendo que estimativas indicam que o uso de uma tonelada de papel reciclado pode impedir que 17 árvores sejam cortadas. Ou seja, é algo que pode reduzir consideravelmente o impacto ambiental causado pela fabricação desse tipo de material.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!