Se você é uma daquelas pessoas apreciadoras de um bom vinho, já deve saber que essa bebida pode manchar os dentes. De certo modo, ficar com manchas de vinho tinto nos dentes seria menos embaraçoso se isso fosse uma experiência universal, mas acontece que essa bebida não apresenta os mesmos efeitos de tingimento nos dentes de todas as pessoas. Mas afinal, por que o vinho mancha os dentes? E por que isso só acontece com algumas pessoas?

A resposta está na mistura de componentes do vinho, que o transforma na bebida perfeita para a coloração dos dentes. Como o vinho é ácido, ele degrada o esmalte dos dentes a níveis microscópicos, mas suficientes para tornar a superfície dos dentes mais propensa a adquirir pigmentos. Além disso, o vinho tinto contém “antocianinas”, o pigmento que lhe confere a sua cor característica, além de “taninos”, que são as substâncias que estimulam esses pigmentos a se unirem aos dentes. Vale destacar que os vinhos brancos também têm ácidos e taninos, mas a sua ausência de pigmentos escuros acaba não causando manchas nos dentes.

por que o vinho mancha os dentes de algumas pessoas 1

No entanto, as pessoas que possuem dentes com um esmalte forte e saudável não são tão vulneráveis aos efeitos desses pigmentes, por isso raramente sofrem com manchas. O esmalte é a camada de minerais que protege os dentes e é uma das substâncias mais fortes do corpo humano. É o esmalte que torna os dentes resistentes a comidas e manchas ácidas, sendo um produto de fatores que vão além do nosso controle, como a idade e a genética. Curiosamente, o esmalte não se regenera, por isso o seu desgaste ao longo da vida pode levar ao surgimento de certos problemas. Dentes cobertos de placas são mais propensos a manchas, por isso é importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental diariamente para manter o esmalte forte.

Se você planeja tomar vinho, escove os dentes com antecedência. É uma dica muito simples, mas extremamente útil, já que a escovação eliminará muita da placa que, de outra forma, atuaria como um ímã para os pigmentos. Como a escovação pode arranhar o esmalte da mesma forma que o ácido, isso deve ser feito apenas 30 minutos antes de você tomar o seu primeiro gole. Comer enquanto você bebe também pode ajudar, pois a mastigação de proteínas podem criar uma espécie de barreira de bloqueio contra as manchas nos dentes.

Vale destacar que os vinhos escuros tendem a deixar as manchas mais escuras. Por isso, caso os seus dentes seja propensos a manchas, é melhor escolher um vinho branco para curtir o momento sem preocupações.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!