Estamos descobrindo cada vez mais coisas novas sobre o espaço sideral. Curiosamente, algumas dessas descobertas são relativamente novas, já que apenas recentemente os primeiros objetos feitos pelo homem chegaram ao espaço interestelar. No entanto, por mais empolgante que seja atingir essas distâncias antes inimagináveis, os astrônomos também estão fazendo novas descobertas sobre corpos muito mais próximos de nós, como no caso da Agência Espacial Europeia (ESA), que quer iniciar a mineração de recursos naturais na Lua em breve.

Atualmente, já existem alguns projetos interessantes com objetivos relacionados à exploração da Lua, um lugar onde a humanidade passou a conhecer melhor há 50 anos. No mês passado, o Programa Espacial da China conseguiu germinar uma planta no outro lado da Lua pela primeira vez. A planta morreu apenas algumas horas depois que brotou, mas sem dúvidas esse já foi um grande avanço. Por outro lado, a Agência Espacial Europeia quer promover um avanço ainda maior ao explorar alguns dos recursos do satélite natural até 2025.

agencia espacial europeia quer iniciar a mineracao de recursos naturais na lua 1

Curiosamente, o objetivo inicial da agência não é explorar rochas, minerais ou qualquer coisa desse tipo, mas explorar oxigênio e água. A falta de oxigênio e água na Lua limita seriamente o tempo de sobrevivência de um ser humano nesse local. O plano da Agência Espacial Europeia é tentar explorar as capacidades do regolito, a poeira que cobre a superfície da Lua, já que água e oxigênio podem potencialmente ser extraídos dele. Se isso for bem sucedido, os seres humanos que viajarem para a Lua no futuro poderão permanecer lá por muito mais tempo. Isso também poderia permitir que o combustível dos foguetes fosse produzido no próprio satélite.

Quando se trata de exploração espacial, a frase clichê “o céu é o limite” não parece ser tão apropriada nesse sentido, já que com vários projetos de exploração atualmente em andamento ao redor do mundo, parece que o limite está bem além do velho conhecido céu azul.

Projeto ambicioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!