Sim, o horror de muitos que passam pela matéria de química na escola, a tabela periódica possui grande importância em nossa história e nada mais justo do que conhecer sua origem, não é mesmo?

Tudo começou em 1867 quando a Universidade de São Petesburgo, na Rússia, convidou Dmitri Mandeleev para palestrar em um tipo de aula magma sobre química orgânica. Enquanto separava todos os materiais para mostrar aos alunos nessa palestra, o famoso pesquisador ficou frustrado com a forma que os livros didáticos tratavam do assunto. Foi assim que teve a ideia de classificar todos os elementos químicos até então descobertos em um tipo de padrão ordenado que fosse didático e fácil de compreender.

Então, a partir de cartas de baralho, o cientista anotou os nomes de cada elemento, as massas e propriedades conhecidas. Através de algo semelhante a um jogo de paciência, ele foi colocando as cartas na mesa e foi embaralhando até perceber que a ordem fazia algum sentido. Logo surgiu o primeiro rascunho da tabela periódica que foi apresentado à Sociedade Russa de Química em 1869, apenas dois anos depois.

quem inventou tabela periodica tricurioso

Rascunho da Tabela Periódica de Mandeleev

Infelizmente, ele não acertou exatamente todas as posições como deveria. Sua tabela periódica é bem diferente da que temos hoje, porém foi um excelente primeiro passo para a perfeição. Para você ter ideia no século XIX existiam apenas 63 elementos químicos conhecidos enquanto hoje já identificamos 118. No início a ordem da tabela periódica era dado pelo peso atômico enquanto hoje ele serve como parâmetro. Incrível como as inovações surgem e evoluem não é mesmo? Comente!