Mas o que são exatamente os aborígenes? Você com certeza já ouviu essa palavra, seja em filmes ou na literatura. Vamos descobrir!

A história

Os aborígenes são os primeiros povos habitantes da Austrália. Alguns estudos apontam que eles são provavelmente descendentes dos primeiros humanos modernos que migraram para fora da África, cerca de 70 mil anos atrás. Eles eram cerca de 750 mil indivíduos, e tinham em torno de 300 dialetos diferentes. Eles se dividiam em grupos, cada um com costumes e ritos religiosos próprios.

Em 1758 chegaram os colonizadores ingleses, e como diversos outros povos, foram massacrados. Os colonizadores fingiam amizade, dando presentes. Mas eles envenenavam a água e comida que davam aos aborígenes, causando mortes por envenenamento em massa, inclusive de crianças.

aborigenes tricurioso

Os soldados ingleses destruíram os locais sagrados dos nativos, escravizam eles e instigavam confrontos entre as tribos, assim eles se exterminariam por conta própria. Os ingleses os ofereciam bebidas alcoólicas, o estado de embriaguez facilitava os conflitos.

Independência da Austrália

Após a proclamação da independência da Austrália, os nativos passaram a sofrer discriminação pelos habitantes do seu próprio país. Foram relegados e mantidos à margem da sociedade.

Um caso famoso sobre o sofrimento dos aborígenes é o “The Stolen Generations.” Uma medida tomada pelo governo, entre 1910 e 1970, que retirou cerca de 100 mil crianças aborígenes de suas famílias. Foi uma tentativa de limpeza étnica, pois mesmo independente da Inglaterra, a discriminação racial contra quem não tinha descendência inglesa era muito forte. A mando do governo, homens invadiram as tribos e raptaram crianças e bebês.

aboriginestricurioso

Os aborígenes hoje

Hoje eles representam cerca de apenas 1% da população australiana. Ainda vivem à margem da sociedade, em periferias, alguns em aldeias no deserto que cerca as grandes cidades.

O governo tem dado um auxílio aos aborígenes, também desenvolve políticas antidiscriminação e de preservação das tribos restantes.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!