Curiosidades

Qual a origem do Rei Momo?

Amanhã começa oficialmente o carnaval e nessa época é comum que os prefeitos das cidades passem a chave para o Rei Momo, um dos mais populares símbolos carnavalesco. Mas você sabe qual a origem desse personagem? É o que iremos descobrir hoje aqui, então vamos nessa.

Segundo a Mitologia Grega, Momo seria uma das filhas da deusa Nix que é a personificação da noite. Uma das principais características de Momo era a reclamação, ela nunca se agradava de nada. O Rei Momo, conhecido como o rei do carnaval que temos nos dias de hoje surgiu primeiramente na Espanha, ele personifica a ironia e o sarcasmo. No Brasil ele foi adaptado para ser uma figura carnavalesca e por aqui, surgiu primeiro no carnaval carioca como um boneco de papelão que foi esculpido pelo artista Hipólito Colomb, depois foi se espalhando para as demais regiões.

Em 1934, o jornal “A Noite” resolveu passar o Rei Momo para carne e osso com a intenção de animar ainda mais as comemorações do carnaval. Naquela época, o escolhido para ser o primeiro Rei Momo em vida foi Moraes Cardoso que trabalhava na redação do jornal como cronista turfe. Durante 15 anos, Cardoso foi coroado como Momo, participou até o seu falecimento dos carnavais cariocas. Como disse acima, é comum que nessa época do ano os prefeitos passem a chave para momo, como sinal de que nesse período quem irá  governar não é o prefeito, mas sim, Momo. Essa tradição surgiu também primeiro no Rio de Janeiro, onde no começo, durante o evento, muitos gritavam “Vive le Roy!” e “Evoé Momo!”

Nos dias de hoje, em todos os estados ocorrem eleições para decidirem quem irá ser o Rei Momo durante o carnaval do ano. Para participar da votação, o candidato precisa ser simpático, gostar bastante de carnaval, esbanjar alegria e pesar no mínimo 120 quilos.

Gostou do assunto de hoje? Compartilha e comenta esse post!

Leia Também: