Como bem sabemos, a Ilha de Páscoa é marcada por suas estátuas de pedra chamadas moais que tem intrigado pesquisadores há décadas. Até então, tudo o que se sabia era que eles representam um centro cerimonial de cada vila que vivia na ilha, além disso nenhum deles fica de frente para o mar, sempre olhando e zelando pelos povoados.

Porém, o olhar mudou após a publicação de um estudo no periódico PLOS One onde é afirmado que existe um outro significado para cada estátua. Seriam elas poderosos guias para o encontro de água fresca e potável. Como o território é muito pequeno, era de suma importância saber onde encontrar recursos, ainda mais pelo fato de existirem muitas tribos vivendo ali que tinham que competir para beber ou se alimentar. Aqui vem os moais que tinham como objetivo apontar onde encontrar esta água potável e também seu nível de pureza.

Ilha de Páscoa

Segundo os antropólogos da Universidade de Oregon, é possível perceber que a posição e o olhar das estátuas servem como um mapa para encontrar o recurso na Ilha de Páscoa, saber qual o tamanho da fonte e também a qualidade da água.

Simplesmente sensacional, não é mesmo? Comente!