Os donuts são guloseimas saborosas feitas a partir de massa frita. Eles são vendidos em uma ampla variedade de formas, tamanhos e sabores, sendo que o tipo mais popular e familiar de donut é o clássico em forma de anel com um furo no meio. Mas afinal, para que serve esse furo? Seria isso apenas algo decorativo ou ele realmente tem alguma finalidade?

Existem algumas teorias sobre a origem do furo do donut. Uma das mais populares dá crédito ao marinheiro americano Hanson Gregory, que supostamente teria surgido com a ideia do buraco do donut em 1847, enquanto estava a bordo de um navio de comércio de cal. Segundo a história, Gregory não estava feliz com a consistência pastosa dos bolinhos fritos que eram servidos no navio. Embora as laterais e as bordas sempre ficassem secas e crocantes, os centros dos donuts eram sempre oleosos e pastosos. Gregory, então, sugeriu que as cozinheiras passassem a abrir um buraco no meio dos bolos fritos, de modo que o seu interior pudesse cozinhar tão uniformemente quanto o lado de fora.

por que os donuts tem um furo no meio 1

Especialistas acreditam que isso realmente faz sentido por causa da maneira que os donuts são fritos. Quando a massa é colocada em uma fritadeira, as partes externas e as bordas cozinham rapidamente, porque ficam mais expostas ao óleo quente. Para cozinhar totalmente o interior da massa, a massa teria que permanecer no óleo por mais tempo, o que levaria as partes externas a se queimarem. No entanto, ao perfurar um buraco no meio da massa, o interior e o exterior acabam cozinhando uniformemente, criando um donut perfeito.

No entanto, pode haver uma outra razão para o surgimento dos furos nos donuts, já que eles se tornaram popular nos EUA na mesma época em que um pão de forma semelhante chamado bagel também estava se tornando popular. Os padeiros e os vendedores ambulantes vendiam os bagels empilhados em varas compridas ou amarrados numa corda. Desse modo, algumas pessoas acreditam que os buracos nos donuts passaram a permitir que eles fossem vendidos de forma semelhante.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!