Namastê é uma palavra muito ouvida em nosso dia-a-dia, principalmente para os que gostam da cultura o Oriente, porém você sabe exatamente o que ela significa?

Namastê significa exatamente o gesto que é feito quando a palavra é proferida. Namas significa ‘curvar-se’ ou ainda ‘fazer saudação reverencial’ enquanto te significa ‘a ti’. Ou seja, namastê significa exatamente ‘me curvo diante de ti’. Legal, não é mesmo? Está é uma tradição proveniente do idioma sânscrito e é muito utilizada na Índia e no Nepal por hindus, budistas, jainistas e sikhs. Na cultura indiana e também na nepalesa, a palavra é dita sempre antes de iniciar a comunicação verbal ou escrita, porém a palavra acompanhada do gesto só é dita no momento de despedida. Uma curiosidade interessante é que você pode fazer apenas o gesto sem proferir qualquer som que o mesmo terá significado igual. Outros significados atribuídos ao Namastê são ‘o divino que há em mim reconhece o divino que há em você’ e ‘minha atenção e respeito a você’.

o que significa namaste tricurioso 1

Curiosidade extra:

No Sri Lanka, é utilizada uma outra palavra para esta ação.. Por lá, é usado tanto para saudar quanto para se despedir das pessoas o termo Aayubowan que significa ‘que você tenha uma longa vida’. Se utilizado em um funeral, é comum que não seja dita a palavra em si, mas seja feito apenas o gesto. Por lá, o gesto também é utilizado por comissários de bordo para cumprimentar os passageiros.

Gostou de conhecer essa curiosidade? Comente!