Curiosidades

Como tirar mancha de sangue de tecidos?

Quem nunca se cortou e acabou manchando a roupa que atire a primeira pedra! Às vezes acontece, é um erro normal. 🙂 Porém, em geral esta mancha sanguinharia (hehe) é muito difícil de tirar e são necessários alguns truques… Vamos descobrir quais?

Para manchas de sangue seco

Para se livrar de uma mancha de sangue fresco você precisará de uma colher de chá de detergente neutro misturada em um copo de água gelada. Molhe toda a mancha com a mistura. Então misture uma colher de chá de amônia em meio copo de água gelada e passe na mancha novamente. Por último, coloque água limpa na mancha com um pano dobrado ou ainda uma esponja. Depois absorva o máximo que conseguir com um pano seco.

Outra alternativa é deixar a peça de roupa de molho em água e sal de cozinha por uma hora, então lave a peça novamente. Se a mancha ainda assim não sair, você tem mais uma opção. Utilizar uma colher de chá de detergente neutro em um copo de água gelada e molhar a mancha. Então utilize uma colher de cá de amoníaco – ácido tartárico – em meio copo de água gelada e passe na mancha. Por último, utilize uma esponja ou pano dobrado para limpar com água gelada.

Para manchas de sangue fresco

Se você percebeu que manchou a roupa, corra para essa alternativa enquanto o sangue estiver fresco. Utilize água fria em um pano limpo e pressione a mancha diversas vezes, lembrando de limpar o pano cada vez que fizer o ato. Então, seque o tecido com outro pano também pressionando. Caso não saia, você pode colocar um pouco de vinagre branco, esperar alguns minutos para agir e então lavar a peça. Por último, você também tem a opção de molhar o tecido com água fria e aplicar água oxigenada (10 volumes) e, sequência, já lavar a peça normalmente.

Pronto, peça de roupa novinha em folha. Gostou da curiosidade? Comente!

Você também pode gostar de