Se você convive com profissionais do universo dos vinhos ou ainda com adoradores da bebida, certamente já ouviu falar no termo terroir e talvez, como eu, você tenha ficado um tanto confuso. Mas isso termina hoje pois vamos descobrir juntos o que significa essa expressão! Vamos lá?

Terroir é o termo usado para lembrar de vinhos que são feitos unicamente em certas regiões, esses são vinhos inigualáveis, inimitáveis, únicos para os apreciadores. Isso porque são feitos em determinado local que úne fatores geográficos, climaticos, culturais e históricos para que a produção seja perfeita. São exemplos de terroir o espumante de Champagne, o Conte Bordalês, o vinho de Pinotage ou ainda um vinho jovem do Vale Verde português.

Terroir

A palavra terroir é uma palavra originária na língua francesa e significa literalmente ‘solo’. Nada mal, levando me consideração seu significado, não é mesmo? Afinal, o solo onde é plantada a uva que mais tarde será um delicioso vinho é parte essencial do projeto. As condições climáticas em que ocorrerá o crescimento desta parreira também são muito importantes e únicas de cada região. A forma como o vinho é preparado também precisa ser levada em questão, afinal quanto mais artesanal, melhor. Os objetivos utilizados para sua preparação também são de suma importância, a forma como a bebida será envelhecida… Tudo conta!

Interessante, não é mesmo? Você conhecia este termo? Comente!