Curiosidades

Como surgiu o hábito de pintar as unhas?

Como surgiu o hábito de pintar as unhas?

Todas nós, mulheres e alguns homens também, temos o costume de pintar as unhas, inclusive adoramos fazer isso! Cores diferentes, estilos inovadores… Mas afinal, quando este hábito surgiu?

Canecas para Presente

Historiadores afirmam que tudo começou provavelmente na China em 3.000 a.C e nesta época as cores utilizadas deveriam se referir a posição social de cada pessoa, sendo homem ou mulher. Então, durante a dinastia Chou do século 7 a.C apenas os membros da família real poderiam utilizar as cores prateadas ou douradas nas unhas. Anos depois, as cores mudaram para preto e vermelho.

Então, em cerca de 30 a.C o hábito caiu nas graças dos egípcios que mergulhavam seus dedos na famosa tintura de hena. Caso você fizesse parte de classes menos favorecidas da sociedade, só poderia utilizar tons claros. Porém as cores iam mudando, quando Cleópatra reinava só ela poderia utilizar a cor vermelha para colorir as unhas. Caso outra pessoa fizesse isso, poderia ser punida até mesmo com a morte! Chocante!

Os primeiros esmaltes semelhantes ao que temos hoje eram feitos a partir de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Hoje o esmalte é semelhante a tinta utilizada nos automóveis. Uma curiosidade interessante é que antes dos anos 20 o costume era passar óleo nas unhas e lustra-las para assim demonstrar que você fazia parte da alta classe.

É incrível como eu sempre me surpreendo com as coisas… hehe. Gostou dessa história? Comente!

Leia Também: