Este é um nome comum e sinceramente eu nem sei como ou porque. Certamente você já ouviu alguém em alguma situação falar sobre creolina, mas você sabe o que é isso? Eu sei que não sabia até fazer essa pesquisa… hehe. Vamos lá?

Pois bem, a creolina é formada por cresóis que são um tipo de grupo de compostos químicos fenólicos manufaturados. Ela também pode ser encontrada na natureza. Quando está em sua forma pura, é um sólido sem cor, sendo líquida apenas quando misturada. O cheiro da creolina é forte e característico.

Você encontra creolina principalmente em esmaltes para fios de cobre eletro-isolantes que são usados na construção de motores elétricos e geradores. Ela também é muito utilizada para dissolver outros produtos químicos, assim aparecendo em desinfetantes e desodorantes. Por último, é muito escolhida na hora de produzir perfumes, corantes e inseticidas também.

o que e creolina tricurioso 2

De forma natural, você encontra cresóis (creolina) em diversos alimentos, em madeiras, fumo de tabaco, alcatrão da hulha, óleo cru, além disso micro-organismos que são encontrados tanto na terra quanto na água costumam produzir cresóis enquanto degradam matéria orgânica no meio-ambiente. Muitas pessoas também utilizam a creolina na hora da limpeza como desinfetantes, porém para isso é muito importante dissolve-la em água e tomar muito cuidado para não inala-la já que é um produto tóxico.

Caso você respira ou ingira por acidente a creolina, é importante que vá imediatamente ao pronto socorro já que o composto em grande quantia pode ser extremamente prejudicial. Pode queimar sua pele, provocar irritação nas mucosas, vômito, dores abdominais fortes, problemas no coração, danos ao fígado e rins, anemia, coma, paralisia facial e até mesmo levar a morte.

Curioso, não é mesmo? Comente!