Neste domingo (10) infelizmente fomos surpreendidos com a queda do avião da Ethiopian Airlines e nas matérias sobre o assunto muito tem-se falado sobre estol. Mas afinal, o que é isso?

Estol deriva do inglês ‘stall’ e significa perda de sustentação. Este é um termo que compõe a linguagem técnica da aviação e aerodinâmica e serve para indicar a separação do fluxo de ar do chamado extradorso da asa que acaba causando perda total de sustentação. Quando um avião está em situação de estol, é preciso dizer que o mesmo não está voando, mas sim caindo. Este evento acontece quando o ar descola da asa, não passando mais por cima do extradorso e assim, criando uma depressão e formando um vetor de sustentação.

o que e estol tricurioso

Em uma situação de estol, o ponto de transição (região da asa onde o ar descola e forma turbulência) se manterá na parte anterior do vetor de sustentação que fica na corda e no centro de pressão. Esse vetor é de 90º perpendicular ao vento relativo, além disso fica a -90º ao vetor de resistência. O estol também indica a perda de velocidade e altitude do avião em função da diminuição de força de sustentação.

Eu sei, para nós leigos essa explicação mais confundiu do que ajudou. Porém, tenha em mente que o estol acontece quando um avião perde sustentação e por isso, começa a cair. É preciso que o piloto tenha experiência para não permitir que o avião realmente caia, isso além de uma série de aspectos físicos que precisam auxiliar neste momento.

Deu pra compreender mais ou menos o que é estol? Comente!