Existem algumas perguntas que parecem simplesmente não obter resposta. Uma delas é a massa da Via Láctea, afinal… Não há como colocar toda essa imensidão em cima de uma balança, não é mesmo? Porém, é claro que pesquisadores deram um jeito!

Não, não… eles não colocaram a Via Láctea em cima de uma balança. Porém, através de imagens e dados obtidos por meio do telescópio Hubble e do satélite Gaia, a NASA foi capaz de estimar com precisão a massa total de nossa incrível galáxia! Segundo seus cálculos, ao somar as estrela, planetas, asteroides, poeira, gás e buracos negros presentes em toda a Via Láctea, é possível afirmar que sua massa é de 1.5 trilhão de sóis. Parece pouco? Então preciso lembra-lo que o Sol possui cerca de 1,989 × 1030 kg!

Para você ter ideia, as 200 bilhões de estrelas que existem no universo correspondem a apenas 4% da massa total. Somando gás, poeira, cometas, asteroides e também planetas, temos mais 14%. O restante, 82%, é o que compõe a misteriosa matéria escura, substância a qual não temos grandes conhecimentos e que serve como um pano de fundo para tudo o que acontece em nossa macro-universo e aqui está a única parte da conta que não é exaaaaatamente precisa. Isso porque é difícil definir a massa de algo que não podemos ver.

qual massa via lactea tricurioso 1

Para isso os astrônomos da NASA investigaram os efeitos que a matéria escura possui em outros objetos chamados aglomerados globulares. Ao estudar o movimento desses aglomerados, foi possível achar um padrão que equivale a toda a Via Láctea! E por que precisamos saber disso, afinal? , explica. “Queremos saber a massa da Via Láctea de forma mais precisa para colocar essa informação em um contexto cosmológico, que permita comparar nossa galáxia a outras que se formaram no universo”, disse Roeland van der Marel, do centro científico de operações do Telescópio Hubble, em comunicado oficial.

Incrível, não é mesmo? Comente!