O simbolismo ligado à história de uma determinada bandeira pode se manifestar de várias maneiras, muitas vezes tão complexas que até podem mudar com o tempo. Sendo assim, conhecer todas as variáveis presentes em uma bandeira pode ser uma tarefa muito mais enigmática do que simplesmente analisar as cores e os traços apresentados. Com essas ideias reunidas, surgiu a vexilologia, um campo de estudo cujas características vamos abordar ao longo desse post.

A vexilologia é o estudo da história, simbolismo, origens e usos das bandeiras. A palavra vexilologia vem da síntese da palavra grega “vexillum”, que significa “bandeira”, e o sufixo grego “logia”, que significa “estudo”. Isso torna a designação da vexilologia algo mundial, sendo que o termo foi cunhado pelo historiador da bandeira americana e especialista Whitney Smith em 1958. Nesse campo de estudo, a pessoa que estuda as bandeiras é chamada de vexilologista, enquanto o responsável por desenhar bandeiras é chamado vexilógrafo.

o que e a vexilologia 1

Desde que este campo de estudo foi estabelecido, algumas associações vexilológicas surgiram em várias partes distintas do mundo, onde as pessoas interessadas em estudar a história, os emblemas e as bandeiras se reúnem para aprofundar os seus conhecimentos. Uma dessas associações vexilológicas é a National Flag Charity, do Reino Unido, que é inteiramente financiada através das assinaturas dos membros da associação e atualmente é a maior organização de bandeiras com sócios do mundo, contando com membros vindos de todos os continentes habitados.

Algumas bandeiras até podem ter certas semelhanças, mas cada uma delas têm suas distinções. As bandeiras geralmente simbolizam lutas passadas como missões sangrentas de independência, virtudes, identidades e objetivos futuros de uma determinada região e seus habitantes. Curiosamente, vexilologistas e vexilógrafos tentam usar os seus conhecimentos até para tornar o mundo mais pacífico e diplomático, já que muitas pessoas estão dispostas a morrer para defender a bandeira da sua amada nação e os seus valores.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!