Recentemente fomos viajar e conhecemos um pouquinho do estado Brasileiro Maranhão que é absurdamente repleto de cultura. Pensando nisso hoje decidi compartilhar com vocês um pouco do que aprendi por lá!

  • Você sabia que no Maranhão tapioca é a goma que a farinha faz? Na verdade, por lá o nome do prato é Beiju. 
  • O conhecido compositor João do Vale, mente por trás da  emblemática música Carcará imortalizada na voz de Maria Bethânia e de muuuitas outras, é maranhense? Ele saiu de casa ainda jovem em busca do sonho de trabalhar fazendo seus versos para ajudar a família.
  • Na ilha de São Luís, capital do Maranhão, é possível ver a maior variação de marés do Brasil e terceira maior do mundo! Em apenas 6 horas é possível ver a diferença entre preamar e baixa mar que chega a 8 metros!
  • Por lá um dos pratos típicos mais marcantes é o Caranguejo Toc Toc que é servido inteirinho com vinagrete. Para comê-lo é preciso quebrar a cartilagem com uma espécie de martelinho, por isso o nome ‘Toc Toc’.
  • Por lá quem manda é o Bumba meu boi, uma festa lindíssima que começou em Pernambuco, porém é mais popular no Maranhão, sendo até mesmo considerado Patrimônio Cultural do Brasil segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
  • O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, unidade de conservação brasileira e também de proteção à natureza, tem um território maior do que a cidade de São Paulo!

lencois maranhenses tricurioso

  • Por lá, os grupos de Boi são separados em função de seus sotaques, que são estilos, formas e expressões. Existem diversos sotaques como o Sotaque de Matraca, Sotaque de Zabumba, Sotaque de Orquestra, Sotaque da Baixada, Sotaque de Costa-de-Mão.
  • No Maranhão você irá encontrar uma riqueza incrível de frutas, nós experimentamos o máximo que conseguimos! Hehe Dentre alguns nomes estão bacuri, buriti, cupuaçu, manga rosa, juçara (essa é parecida com o famoso açaí), coco babaçu e muito mais.

Gostou das curiosidades? Aposto que está ansioso para visitar o Maranhão agora, não é mesmo? Então assista nosso vídeo passeando por lá, mostrando o lindíssimo Centro Histórico e também como se come um Caranguejo Toc Toc! 😀

Gostou? Então não deixe de se inscrever no Canal Experimentando!