É bastante provável que você já tenha ouvido alguém falar que teve que ter as suas amígdalas removidas por conta de uma infecção ou algo semelhante. No entanto, pouca gente sabe o que exatamente são as amígdalas e quais são as suas funções no corpo. Ao longo desse post, você conhecerá um pouco mais sobre essas estruturas e saberá por que a sua retirada pode ser a melhor opção em alguns casos.

As amígdalas são pequenos pedaços de tecidos moles que ficam localizadas na parte de trás da garganta, uma à direita e outra à esquerda. Como parte do sistema imunológico, as amígdalas têm o trabalho de ajudar a combater os germes que entram pelo nariz e pela boca. Desse modo, as amígdalas tentam impedir que os germes causem infecções em outras áreas do seu corpo, já que elas são a primeira linha de defesa da garganta. Na maioria dos casos, as amígdalas costumam fazer um bom trabalho ao lutar contra infecções. No entanto, em certas ocasiões, vírus ou bactérias podem entrar em contato com elas e causar uma infecção no local, que é conhecida como “amigdalite”.

para que servem as amigdalas e por que elas inflamam 1

Os sintomas mais comuns da amigdalite incluem febre, dor de garganta, mau hálito e pescoço inchado. Se você tiver amigdalite, o médico poderá fazer um “teste de estreptococos” para ver se a amigdalite é causada por bactérias (nesse caso as bactérias estreptococos) ou um vírus. Se você tem bactérias estreptococos em sua garganta, o médico pode prescrever antibióticos. Mas caso a amigdalite tenha sido causada por um vírus, o seu corpo muito provavelmente poderá combatê-la sozinho.

No entanto, se você começar a ter amigdalites frequentemente, isso pode ser um sinal de que as suas amígdalas podem estar fazendo mais mal do que bem. Quando isso acontece, o médico pode recomendar a remoção de suas amígdalas. Esse procedimento bastante simples é chamado de amigdalectomia. Uma amigdalectomia também pode ser realizada em pessoas que têm amígdalas muito grandes que consequentemente dificultam a respiração, principalmente durante a noite. Vale destacar que, mesmo sem as amídalas, os sistemas de combate a germes do corpo continuam a funcionar normalmente, já que, na prática, elas são realmente importantes apenas nos primeiros anos de vida da criança.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!