Os rins são pequenos órgãos que desempenham um papel vital na manutenção da nossa saúde. Eles fazem parte do nosso trato urinário e trabalham para filtrar o nosso sangue, removendo os subprodutos através da urina. As cinco bebidas naturais listadas a seguir podem ajudar a manter os rins operando de uma forma saudável e eficaz, evitando o surgimento de doenças como infecções e os temidos cálculos renais. Confira!

1. Suco de beterraba

bebidas que ajudam a limpar os rins 1

O suco de beterraba é um ótimo limpador dos rins, sendo que ao mesmo tempo também ajuda a melhorar a saúde do fígado. Isso acontece por que o suco de beterraba é repleto de antioxidantes que removem os radicais livres e que aumentam a acidez da urina. Na prática, isso ajuda a reduzir a chance de desenvolver cálculos renais. Além disso, a beterraba ajuda a purificar o sangue, dando apoio ao trabalho e as funções desempenhadas pelos rins.

2. Chá de gengibre

bebidas que ajudam a limpar os rins 2

O gengibre é uma especiaria com muitos benefícios para a saúde, incluindo o combate aos radicais livres, o que consequentemente diminui as chances do desenvolvimento de inflamações associadas às doenças renais. Para fazer um chá, basta ralar um pouco do gengibre lavado ainda com casca e colocá-lo em água quente. Após isso, cubra-o e deixe-o descansar por cerca de 10 minutos. Se você precisar de um adoçante, experimente adicionar um pouco de mel. Vale destacar que, além dos benefícios para os rins, esse chá também ajuda a diminuir os níveis de colesterol e combate infecções.

3. Chá de urtiga

bebidas que ajudam a limpar os rins 3

A urtiga é uma planta com uma longa história de usos na medicina tradicional, pois ajuda a combater inflamações e é rica em antioxidantes. Em vários lugares no mundo a urtiga é largamente usada para o tratamento de doenças renais, principalmente ser uma diurética, o que ajuda a expulsar as bactérias do trato urinário. Por isso, basta tomar uma xícara do chá de urtiga regularmente para manter os seus rins limpos e saudáveis.

4. Suco de limão

bebidas que ajudam a limpar os rins 4

É bem provável que muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre os benefícios do suco de limão na limpeza do fígado. Pois bem, a boa notícia é que o mesmo acontece com os rins! O suco do limão contêm sais de ácido cítrico que ajudam a remover o cálcio dos rins, impedindo assim a formação de pedras renais.

5. Chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)

bebidas que ajudam a limpar os rins 5

A cúrcuma é tempero que possui propriedades medicinais surpreendentes. Ela age como um poderoso anti-inflamatório e é conhecida por combater as inflamações associadas à doença renal crônica. Uma vez que a cúrcuma também melhora a função hepática, beber o seu chá também se torna uma excelente opção para quem busca uma profunda limpeza renal. Além disso, a cúrcuma ajuda a reduzir a pressão arterial, que também desempenha um fator de risco para as doenças renais.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!