Curiosidades

Por que é preciso aquecer o cabelo para modela-lo?

Por que é preciso aquecer o cabelo para modela-lo?

Já percebeu que todo o modelador de cabelo – seja ele chapinha, babyliss ou qualquer outro aparelho – é aquecido para passar a temperatura para os fios? Do contrário, não seria possível modelar seus fios, fazer cachos ou alisa-lo. Porém, você sabe o porquê disso?

Pois bem, cada fio de cabelo consiste em uma haste fibrosa que se forma a partir de células mortas que são recheadas pela queratina, um tipo de proteína. Quando você utiliza um aparelho que aquece os fios, ele desnatura a proteína, ou seja, desmancha sua estrutura. É preciso alcançar temperaturas entre 150ºC e 190ºC para que isso ocorra e neste ponto, os fios amolecem, perdem suas características e aqui o babyliss, chapinha, secador e quaisquer outros eletrônicos o modelam para o formato desejado.

Então, quando você lava o cabelo ou quando ele pega alguma umidade, a proteína é reidratada e faz o fio voltar ao formato normal. Até porque, se a queratina fosse desnaturada para sempre, seu cabelo teria um dano irremediável. É por essa razão também que é muito importante fazer hidratação nos seus fios caso você utilize muito estes métodos, com o tempo essa proteína acaba desgastada e seus fios ficam rebeldes, opacos e ressecados. Na hidratação, os produtos fazem com que a queratina volte a seus dias de gloria.

Gostou da curiosidade? Comente!

Leia Também: