Nascida Luzia Alzira Teixeira Soriano em 29 de abril de 1897, Alzira Soriano foi a Primeira Prefeita que a história viu. Ela decidiu aos 32 anos disputar a prefeitura contra Sérvulo Pires Neto Galvão na pequena cidade de Lajes, Rio Grande do Norte. Nesta eleição, venceu por 60% dos votos em uma época onde mulheres não tinham autorização para votar, assim sendo a primeira mulher de toda a America Latina a ser líder do Poder Executivo de um município.

Em sua gestão, Alzira Soriano construiu estradas, mercados públicos e melhorou a iluminação das ruas. Esta eleição começou a movimentar o estado em relação ao sufrágio feminino e foi em 1927 que Celina Guimarães Viana se tornou a primeira mulher a votar no Brasil graças a sua petição após tomar conhecimento do artigo 17 da Lei Eleitoral do Rio Grande do Norte que dizia:

‘No Rio Grande do Norte poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por lei”.

Foi assim, após o primeiro voto, que outras mulheres também buscaram por seu direito através de requerimento legal até que em 1932 todos os estados da Federação tiveram o voto feminino liberado desde que estivessem casadas e o marido autorizasse, solteiras e viúvas só poderiam votar se tivessem renda própria, essas limitações só foram retiradas em 1934 e o voto tornou-se obrigatório em 1946.

primeira prefeita tricurioso 1

Já Alzira Soriano, infelizmente, permaneceu em seu cargo apenas por um ano. Ela assumiu em 1929 através do Partido Republicano e já em 1930 se afastou da política por não concordar com o governo vigente de Getúlio Vargas. Entretanto, sua participação foi conhecida internacionalmente e foi inclusive noticiada no jornal norte-americano The New York Times. Foi a partir dela que outras mulheres decidiram também fazer parte da política como Maria Luiza Fontenele, a primeira mulher a ser prefeita de uma capital do Brasil em 1968 (Fortaleza), Iolanda Fleming foi a primeira governadora mulher também em 1986 (Acre) e Luiza Erudina que foi a primeira prefeita mulher de São Paulo em 1989.

Voltando a Alzira Soriano, ela voltou a política em 1947 como vereadora de Jardim de Angicos, também Rio Grande do Norte, onde manteve três mantados consecutivos através da União Democrática Nacionalista até que decidiu se aposentar em definitivo.

Incrível sua realização, não é mesmo? Comente!