Subimos e descemos através de elevador inúmeras vezes ao longo da vida, entretanto você já parou para pensar em qual foi o primeiro elevador urbano do mundo?

Acredite ou não, ele foi instalado aqui no Brasil em 1873! Mais precisamente, em Salvador, Bahia, há uma altura de 63 metros! Seu papel, na verdade, é de transporte público já que faz o caminho entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, até a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, assim sendo um dos mais clássicos pontos turísticos da cidade, no seu ponto mais alto é possível ver a Baía de Todos-Os-Santos, o Mercado Modelo e também o Forte de São Marcelo. No total, a estrutura possui 71 metros de altura e é composta por duas torres, a primeira sai da rocha e vai perfurando a Ladeira da Montanha para equilibrar as cabines, já a outra se articula com a primeira e desce até a Cidade Baixa.

Para você ter noção, este incrível elevador chega a transportar 900 mil passageiros todo o mês, o que dá uma média de 28 mil pessoas todos os dias com o custo de 15 centavos por passageiro em um percurso que dura 30 segundos. Foi no dia 16 de janeiro deste ano (2019) que ele bateu seu recorde, transportando em um único dia 33.850 passageiros!

primeiro elevador urbano mundo tricurioso 1

Em toda a sua história foram necessárias apenas cinco grandes reformas e revisões, a primeira ocorreu em julho de 1906 e foi feita na eletrificação. A segunda ocorreu em 1930 quando foram adicionados dois novos elevadores e uma torre extra, a terceira começou na década de 50 e foi concluída em 1961 quando foi feita uma reforma geral na parte mecânica. Na quarta, foi feita uma revisão geral na estrutura de concreto no início dos anos 80 e por último, em 1997, foi feita uma revisão em toda parte elétrica e eletroeletrônico. O local também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 7 de dezembro de 2006.

Incrível essa construção, não é mesmo? Comente!