Ibuprofeno, um remédio bastante polêmico já que diversos cientistas afirmam que pode ser muito maléfico para nosso corpo. Entretanto, querendo ou não este é o anti-inflamatório mais conhecido do mercado. Mas afinal, para que ele serve?

O ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório que auxilia no alívio da febre e também de dores leves a moderadas como cefaleia, lombalgia, dor de dente, dores musculares, dores de artrite e sintomas de gripes e resfriados comuns.

Quem não deve tomar Ibuprofeno?

Pessoas que possuam hipersensibilidade a substância ativa ibuprofeno ou quaisquer outros componentes da fórmula. pessoas que não podem utilizar ácido acetilsalicílico (aspirina) ou outro anti-inflamatório não esteroide também não devem utiliza-lo. Além disso, pessoas com histórico antigo ou atual de úlcera gastrintestinal ou sangramento gastrintestinal não devem ingerir o medicamento. Além disso, crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas no último trimestre de gestação também devem ficar longe do Ibuprofeno.

para que serve ibuprofeno tricurioso 1

Com usar Ibuprofeno?

Da maneira como o médico receitou a você, lembrando que não é permitido ultrapassar a dose máxima de 6 comprimidos (1200 mg) em 24 horas. Em geral, o remédio é administrado por via oral, 1 ou 2 comprimidos de 200 mg que podem ser repetidos a cada 4 ou 6 horas, sem exceder o limite diário. Vale ressaltar que você não deve partir, abrir ou mastigar o medicamento.

O remédio tem efeitos colaterais?

Sim, diversos. Confira a lista de efeitos colaterais do Ibuprofeno.

Interações medicamentosas

Ibuprofeno não deve ser administrado com Ácido acetilsalicílico, outros AINEs, corticosteroides, glicocorticoides, agentes anticoagulantes ou trombolíticos, inibidores de agregação plaquetária, hipoglicemiantes orais ou insulina, anti-hipertensivos e diuréticos, ácido valproico, ciclosporina, metotrexato, probenecida e digoxina. Também é preciso ter muito cuidado ao administra-lo junto com inibidores seletivos de recaptamento de serotonina já que pode aumentar o sangramento gastrintestinal.

Você toma Ibuprofeno? Vai evitar de hoje em diante? Comente!