Quando se fala em grandes aves, a primeira criatura que surge na mente de muitas pessoas é o avestruz. No entanto, existem muitas outras espécies que possuem um tamanho semelhante, mas um estilo de vida relativamente diferente. Um bom exemplo disso é o emu, cujas características vamos explorar ao longo desse post.

O emu é a segunda maior ave do mundo, ficando logo atrás do avestruz. Os emus adultos podem crescer até 2 metros de altura e pesar 40 kg. Esses animais contam com uma aparência um tanto desgrenhada por conta de suas penas, que são duplas. Isso significa que duas penas crescem a partir de cada folículo ao invés de uma só, fazendo com que as penas cresçam em mais de uma direção. Muitos emus vivem na Austrália, mas você pode encontrá-los em outros lugares. Eles também habitam regiões de Nova Guiné, Indonésia, Ilhas Salomão e nas Filipinas.

o que e um emu 1

A parte mais importante do habitat de um emu é a existência de uma fonte de água nas proximidades. De fato, esses animais são conhecidos por “seguir” o curso da água, independente da região ou estação do ano. Quando uma área tem um aumento incomum na precipitação que provoca o surgimento de um novo lago artificial, eles logo buscam se estabelecer na região em busca de alimentos. A dieta dos emus é principalmente vegetariana. Eles gostam de comer sementes, frutas e flores. No entanto, caso esses animais não consigam encontrar nenhum dos seus alimentos favoritos, eles não terão dificuldades em comer insetos.

o que e um emu 2

Vale destacar que você nunca verá um emu voando por aí. Essas aves não voam por causa do tamanho de suas asas, que são minúsculas com relação ao tamanho do seu corpo. No entanto, isso não impede que os emus se movimentem com facilidade, já que os adultos dessa espécie podem correr até 50 quilômetros por hora. A principal ameaça aos emus são os caçadores que buscam obter a sua carne como alimento e o seu couro como matéria-prima para a produção de vários produtos. Mas é importante destacar que esses animais também enfrentam ameaças relacionadas aos seus habitats, o que inclui a falta de água em estações mais secas.

E você, já tinha ouvido falar nesse animal? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!